Calendário 2019



Dia de São Sabino próximos anos




11
Dezembro de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de São Sabino
11
Dezembro de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de São Sabino
11
Dezembro de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de São Sabino
11
Dezembro de 2021 ( Sábado ) - Dia de São Sabino
11
Dezembro de 2022 ( Domingo ) - Dia de São Sabino

O Dia de São Sabino é comemorado no dia 11 de dezembro pela Igreja Católica em homenagem ao bispo católico italiano que morreu nesta data, no ano de 420.

Não é conhecida a data certa de seu nascimento, que pode ter sido entre 320 e 330 da era cristã, havendo apenas a informação de que ele foi diácono em Milão, juntamente com o bispo Ambrósio, de quem era amigo.

A vida de São Sabino

O nome do santo é originário de Sabina, a região situada a nordeste da então Roma Imperial, que era um dos locais preferidos pelos primeiros cristãos. Alguns idiomas ainda adotam o nome de Saviana, considerando esse o nome original, que foi suavizado pelo idioma italiano e transformado em Sabina, nome que se perpetuou.

A Igreja Católica considera Sabino um personagem do século IV na cidade de Piacenza, onde teria sido bispo. De acordo com a tradição, ele teria nascido em Milão, cidade próxima a Piacenza, e seria um diácono.

O Papa Dâmaso I o teria enviado ao Concílio do Oriente, em 372, onde foi discutida a doutrina ariana e, ao retornar à Itália, teria trazido diversas cartas para os bispos do Ocidente, sendo pouco depois investido com a mitra episcopal e com o bastão pastoral.

São Sabino foi bispo de Piacenza durante 45 anos e, ainda de acordo com a tradição, sua vida foi longa, tendo chegado próximo aos 110 anos de idade.

A história, que é parca em registros de sua vida, o distingue pelo seu conhecimento, pelo seu zelo pastoral e pelas suas virtudes, que foram lembradas mais tarde pelo Para Gregório Magno, atribuindo-lhe um milagre que teria salvado a cidade por ocasião de uma enchente do rio Pó.

Sabino era um bispo muito próximo aos fieis, sendo considerado por eles como um pai, caridoso, humilde e penitente, que andava pelas ruas com roupas simples e, muitas vezes, descalço.

Com o bispo Ambrósio, seu amigo, teria mantido farta correspondência, sempre tratando dos assuntos da Igreja, defendendo a doutrina católica contra a apostasia dos arianos.

De sua vida, a Igreja Católica guarda registros de sua passagem por diversos sínodos, como o de Aquileia em 381, o de Milão em 387 e o de Roma em 390.

Em consequência de sua longa vida e de sua passagem por inúmeros lugares, diversas cidades do centro da Itália o consideram como seu bispo, embora durante a maior parte da vida seu centro pastoral tenha sido Piacenza.

Essa situação é em razão de ser designado por Roma para passar longos períodos em outros locais, preparando os bispos mais jovens e os direcionando para a verdadeira fé católica, para que não se perdessem nos erros e excessos dos hereges, principalmente os arianos, o grande perigo para a Igreja nessa época.

Canonizado muitos anos depois de sua morte, a data escolhida para venera-lo foi 11 de dezembro, dia de seu falecimento, mas a cidade de Piacenza o celebra com grande festa solene em 17 de janeiro, data em que suas relíquias foram transferidas para a Igreja dos Apóstolos, dedicada a São Sabino na época.

A igreja onde estão seus restos guarda seu crânio e alguns pedaços de ossos, que repousam abaixo do altar. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!