Calendário 2019



Dia de São Sabas próximos anos




5
Dezembro de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de São Sabas
5
Dezembro de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de São Sabas
5
Dezembro de 2020 ( Sábado ) - Dia de São Sabas
5
Dezembro de 2021 ( Domingo ) - Dia de São Sabas
5
Dezembro de 2022 ( Segunda-feira ) - Dia de São Sabas

O Dia de São Sabas é comemorado no dia 5 de dezembro em homenagem ao homem simples, sábio por natureza e puro de coração, que peregrinou para proclamar sua fé.

São Sabas nasceu em 439 na Capadócia. Veio de uma família bárbara, mas que após algum tempo converteu-se ao cristianismo. Sua infância foi muito dura, pois havia muita confusão entre as famílias das quais era descendente.

A disputa dos seus parentes pela herança de família o fez procurar ajuda em um mosteiro, onde foi recebido e acolhido. Apesar de não possuir grande instrução, tornou-se um grande sábio na doutrina cristã.

Sabas virou um monge na solidão e também viveu a vida comunitária. Dividiu tudo aquilo que herdou entre os cristãos, pobres e doentes daquela região. Priorizou trabalhar fortemente na conversão de seus conterrâneos e ajudou os cristãos perseguidos em sua pátria. Eram muito valente e principalmente caridoso.

Após 10 anos de mosteiro, São Sabas foi para Jerusalém, onde partiu tempo depois para o mosteiro de São Eutímio, o Grande. São Eutímio o enviou a Teoctisto, que era o chefe do mosteiro vizinho, onde acabou permanecendo até completar 30 anos de idade.

A história de São Sabas é abençoada

Após a morte de Teoctisto, seu sucessor ordenou que Sabas ficasse isolado em uma caverna, onde seguiu sua vida de eremita por alguns anos. Após o falecimento de São Eutímio em 473, Sabas acabou se mudando para o mosteiro de São Gerámiso do Jordão.

Depois de alguns anos no mosteiro, diversos discípulos ficaram em torno de Sabas, para aprenderem com ele, e em 483, conseguiu fundar a Lavra de São Sabas, ao sudeste de Jerusalém.

Por conta da oposição interna de alguns de seus monges, o patriarca Salístio de Jerusalém ordenou que nomeasse um representante de todos os mosteiros da Palestina. 

Em razão da nova oposição, Sabas acabou mudando-se para outro Mosteiro que havia fundado. Com o passar dos anos, Sabas trabalhou incansavelmente e conseguir edificar novos mosteiros, como o famoso:

Mosteiro de São Sabas, localizado na região Monástica do território Palestino.

Muitas conversões foram frutos dos ensinamentos de São Sabas, pois tinha o dom do sermão, e com sabedoria encantava quando falava sobre a doutrina do Cristianismo.

São Sabas ficou famoso e muitos o procuravam, não apenas para ouvir suas prédicas, mas para pedir-lhe milagres, que de fato aconteciam.

São Sabas tinha uma fé gigante

Tamanha era sua fé, que já durante as conversas, seus ouvintes eram tocados pelo poder de Cristo.

E por isso, concluiu se propósito, interceder pela construção da vida Cristã, que até hoje é reconhecida na Palestina.

Ao que tudo indica, a morte de Sabas ocorreu no dia 5 de dezembro de 532, na Palestina, já com seus bem vividos 93 anos de idade. São Sabas marca presença na lista dos grandes sacerdotes fundadores do monarquismo da Palestina.

Agora você já conhece toda a vida de São Sabas que foi marcada por muita fé e santidade, sempre buscando a conversão daqueles que mais precisavam encontrar um bom caminho a ser seguido. É um verdadeiro exemplo para qualquer pessoa que esteja buscando um melhor redirecionamento de sua fé. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!