Calendário 2019



Dia de São Romano próximos anos




28
Fevereiro de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de São Romano
28
Fevereiro de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de São Romano
28
Fevereiro de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de São Romano
28
Fevereiro de 2021 ( Domingo ) - Dia de São Romano
28
Fevereiro de 2022 ( Segunda-feira ) - Dia de São Romano

O Dia de São Romano é comemorado no dia 28 de fevereiro em homenagem ao monge solitário, estudante assíduo da Bíblia e que por onde passava realizava milagres.

São Romano tinha opinião própria sobre como deveria ser a vida de um monge, era fervoroso no estudo bíblico e como primeiro monge do ocidente, foi o fundador de dois mosteiros masculinos e um feminino, na França, no século IV.

Os registros apontam sem nascimento no ano 390, mas não informam nada sobre sua infância, porém exaltam a tamanha devoção de São Romano a Deus e também em relação à rigidez sobre as privações e sacrifícios que acreditava ser essencial à vida cristã.

A meditação e o isolamento para enriquecer o espírito

O jovem chamado Romano seguia todos os ensinamentos que a Bíblia, sua fiel companheira, determinava. Certo dia, deixou sua vida na comunidade próxima a Lyon e seguiu para as montanhas.

Este refúgio localizava-se na divisa entre a Suíça e a França, e bem próximo dali, foi edificado o primeiro mosteiro para homens.

Por muito tempo, São Romano isolou-se, buscava na sua reflexão e meditação intensa chegar o mais próximo possível de sentir-se perfeito em relação à sua devoção;

Desejava que seu crescimento espiritual fosse completo. Romano tinha um irmão e uma irmã, Lupicino, seu irmão, encontrou-se com ele depois de alguns anos.

A partir de então, também adotou ao Bíblia como sua guia, bem como, todos os ensinamentos da vida cristã, e partiram em busca de seguidores para edificar o mosteiro dos eremitas.

Com muito esforço, fundaram os dois primeiros mosteiros somente para homens, chamados de Condat e Beaume e mais tarde juntaram-se a eles a irmã, que também, após a orientação espiritual de São Romano, iniciou os trabalhos de devoção a Cristo no convento feminino.

São Romano o autor de grandes poesias

Durante suas peregrinações e em seus momentos de retiro, Romano criava cânticos e poemas religiosos com sabedoria e júbilo, que ficaram como legado entregues ao povo Cristão, na forma de hinos litúrgicos.

Sua intenção era tornar a pregação e os cânticos compreensíveis por todos, principalmente os leigos, por isso, usava a linguagem menos formal do canto grego. Seu talento musical foi atribuído aos desejos da Virgem Maria, de quem era devoto.

Os milagres de São Romano

Durante sua vida, São Romano demonstrava muito equilíbrio, amava as pessoas e era evidente seu jeito eremita de ser.

Sempre viajava para levar a palavra santa aos mosteiros dirigidos por seus irmãos.

Era atencioso com todos que cruzavam seu caminho, 

Durante suas longas viagens, ainda em vida, operou milagres, entre eles:

A cura de dois doentes com extrema infestação de lepra, que depois de abraçados por São Romano ficaram curados;

Outras pessoas com diversas enfermidades;

A paz que tanto prezava o acompanhou também em sua morte

Cansado, encontrou-se com os anjos do céu aos 73 anos de vida, após retornar ao Mosteiro de Condat e entregar-se mais uma vez ao isolamento que serviu de preparação para sua morte, ocorrida no dia 28 do mês de Fevereiro. 

Romano, o homem que via ternura em tudo, passou a ser muito venerado. Logo após sua morte, seus feitos para com as pessoas, bem como, suas curas foram admiradas e faziam que mais pessoas pedissem que São Romano, intercedesse por elas.

Seu talento musical é o maior legado entregue a Igreja e por isso, São Romano é considerado o padrinho dos cantores da Igreja, motivo ainda maior para que muitas homenagens sejam feitas a São Romano, no dia 28 de Fevereiro.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!