Calendário 2019



Dia de São Roberto Belarmino próximos anos




17
Setembro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de São Roberto Belarmino
17
Setembro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de São Roberto Belarmino
17
Setembro de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de São Roberto Belarmino
17
Setembro de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de São Roberto Belarmino
17
Setembro de 2022 ( Sábado ) - Dia de São Roberto Belarmino

O Dia de São Roberto Belarmino é comemorado no dia 17 de setembro.

Foi no dia quatro de outubro de 1542 que nasceu Roberto Francisco Rômulo Belarmino, filho dos nobres empobrecidos Vincenzo Bellarmino e Cinzia Cervini, irmã do pontífice Marcelo II. O menino veio ao mundo muito doente e mesmo assim toda a sua família manteve a fé, influenciando o garoto a ter uma vida de amor a Igreja.

Entre 1567 e 1568, Belarmino iniciou seus estudos em Teologia sob a supervisão de seus tutores, que eram seguidores do tomismo. Em 1569, o estudioso foi enviado à Universidade de Leuven, nos Flandres, para terminar seus estudos, onde foi ordenado e ganhou reputação como professor e pregador. n

Após sete anos em Leuven, em 1576, Belarmino estava com a saúde enfraquecida e viajou para a Itália, onde permaneceu. Foi incumbido pelo papa Gregório XIII de lecionar teologia polêmica no novo Colégio Romano.

Belarmino redigiu um catecismo popular, tendo imensa divulgação durante os séculos e destacando-se por conta dos eruditos comentários aos Salmos. O texto que teve maior divulgação entre os estudiosos, mesmo os não-cristãos, foi "A Arte de bem morrer", palavras sobre aceitação da morte como parte integrante do processo da vida e da necessidade de encontrar a transição com desapego e serenidade.

Belarmino apontou os erros do rei da Inglaterra, Jaime I, ainda foi diretor espiritual de são Luís Gonzaga, por quem assistiu seus últimos momentos.

A vida de Belarmino na Igreja

Roberto foi nomeado cardeal e bispo de Cápua, entregou-se com zelo ao cumprimento dos deveres episcopais e foi modelo de prelado, pastor de almas, conselheiros de muitos Papas e esteve muito próximo de ser eleito Papa.

Em 1571, Belarmino havia concluído todos os estudos e recebeu a ordenação sacerdotal e entrou para a Companhia de Jesus. Conseguindo unir a sabedoria das ciências terrenas e o conhecimento espiritual, o sábio escreveu

Em 1592, foi nomeado diretor do Colégio Romano, função que exerceu por apenas dois anos, já que o Papa Clemente VIII solicitou sua presença em Roma, para auxiliá-lo como consultor no seu pontificado. Nesse tempo, Belarmino produziu outra obra famosa, o "Catecismo", o qual que teve dezenas de edições e foi traduzido para mais de cinquenta idiomas.

Roberto faleceu no dia 17 de setembro de 1621, aos setenta e oito anos de idade. Ele já vinha apresentando problemas físicos e de surdez. Foi proclamado santo e doutor da Igreja.

  




Outras Datas Comemorativas

2
Julho - Dia do Hospital
7
Dezembro - Dia de Santo Ambrósio
14
Fevereiro - Dia da Amizade
1
Dezembro - Dia do Numismata
19
Setembro - Dia do Teatro
5
Outubro - Dia de São Benedito
24
Janeiro - Dia dos Aposentados

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!