Calendário 2020



Dia de São Reginaldo de Orleans próximos anos




12
Fevereiro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de São Reginaldo de Orleans
12
Fevereiro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de São Reginaldo de Orleans
12
Fevereiro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de São Reginaldo de Orleans
12
Fevereiro de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de São Reginaldo de Orleans
12
Fevereiro de 2022 ( Sábado ) - Dia de São Reginaldo de Orleans

O Dia de São Reginaldo de Orleans é comemorado no dia 12 de fevereiro, em homenagem à primeira Ordem dos Predicadores e Ordem Dominicana.

Reginaldo já nasceu especial. Sua inteligência sempre foi acima dos demais para sua idade. No dia do seu nascimento, em 1175, em Saint Gilles, foi recebido com uma grande festa pelos seus pais que o esperavam ansiosamente.

As melhores características eram percebidas na personalidade de Reginaldo, entre elas a generosidade, o alto nível de comunicação, a humildade e o carisma o fizeram um evangelizador pela oratória.

Talento, dedicação e respeito

Ainda jovem, formou-se em direito canônico pela Universidade de Paris e, em 1206, já era doutor e titular regente da cadeira de direito, da mesma instituição.

Sempre envolvido com os trabalhos de sacerdote, dividia seu tempo entre dar aulas e praticar os rituais cristãos, como:

A oração diária;

As penitências rígidas do seu tempo;

Conversão de fiéis.

Reginaldo era magnânimo em elaborar e entoar sermões, tudo o que falava era tão persuasivo que comovia as pessoas ouvintes.

Em 1212, Reginaldo foi instituído como decano na cidade de Orleans, onde seus trabalhos foram intensos e reconhecidos. Reginaldo também foi peregrino, juntamente com a comitiva do bispo de Orleans, com o propósito de encontrar qual seria a ordem ideal para seu perfil.

A vocação através da cura

São Reginaldo de Orleans atendeu seu chamado religioso somente após o milagre da cura que aconteceu em sua vida, providenciado por Nossa Senhora, que se materializou em seu sonho e lhe indicou que seguisse a Ordem dos Padres Predicadores.

E assim assumiu sua função como sacerdote e líder dos Predicadores, inclusive atuando na Universidade de Bolonha, Itália.

Os prodígios de Reginaldo foram reconhecidos pela classe intelectual do seu tempo, pelas pessoas e também pelo clero, pois Santo Reginaldo de Orleans era diferente:

Sabia usar as palavras certas para cada situação;

Agradava seus ouvintes, porque sabia ser sutil e brando, mas também astuto e veemente, quando precisava;

Dominava a cultura e os conceitos com total autonomia;

Sua influência e poder de discursar sobre as ideias dos Padres Predicadores era tão perfeita e persuasiva que o local onde aconteciam os encontros ficou pequeno.

A comunidade de Santa Maria Mascarela ficou pequena para comportar os visitantes e interessados em conhecer Reginaldo de Orleans.

Nos dias finais de 1219, Reginaldo de Orleans seguiu para Paris, notavelmente seu discurso comoveu toda a comunidade, e assim se tornou um dos maiores oradores que a história conheceu.

A contemplação e beatificação

Não há dúvidas de que Reginaldo foi escolhido pela Virgem Maria para fazer a diferença neste mundo, como sacerdote dotado de um intelecto incomum, que ensinou como orar com contemplação e racionalidade.

Sua capacidade de compreensão sobre fatos racionais e religiosos o fez servo de Deus com grande potencial de comunicação.

Em 1220, aos 12 dias do mês de fevereiro, Reginaldo de Orleans faleceu, e a data de sua morte também é o dia que é homenageado. Sua beatificação ocorreu em 1875, indicada pelo Papa Pio IX.

Seu sepultamento foi na Igreja de Notre Dame, mas um fato relevante aconteceu no final do século XVIII, com a Revolução, subitamente seu corpo desapareceu, mas de fato, temos motivos de sobre para homenagear Reginaldo de Orleans.

O bem aventurado e abençoado Santo Reginaldo faz parte da cúpula dos célebres da religião Católica.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!