Calendário 2019



Dia de São Raimundo Nonato próximos anos




31
Agosto de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de São Raimundo Nonato
31
Agosto de 2019 ( Sábado ) - Dia de São Raimundo Nonato
31
Agosto de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia de São Raimundo Nonato
31
Agosto de 2021 ( Terça-feira ) - Dia de São Raimundo Nonato
31
Agosto de 2022 ( Quarta-feira ) - Dia de São Raimundo Nonato

O Dia de São Raimundo Nonato é comemorado pela Igreja Católica no dia 31 de agosto, data de sua morte. Embora seja um santo natural da Espanha, Raimundo Nonato é bastante venerado no Nordeste brasileiro.

Seu nome, em catalão, é Ramon Nonat, embora seja também conhecido na França e em outros países europeus. O santo viveu no século XIII, tendo se rebelado contra a escravidão que, nessa época, era considerada algo natural.

Nonato é uma alcunha recebida por Raimundo em virtude de ter sido retirado do ventre de sua mãe, que havia morrido antes de dar à luz. Nonato tem o significado de “não nascido”, já que foi retirado do útero, uma situação bastante rara na época.

Hoje, é considerado o patrono de obstetras e de parteiras.

A vida de São Raimundo Nonato

Raimundo Nonato nasceu em 1204 e com 20 anos, em 1224, entrou para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, congregação dedicada ao resgate de cristãos capturados por muçulmanos e levados como escravos na costa africana (atual Argélia). Sua luta sempre foi para manter viva a fé cristã nesses escravos, para que não se convertessem em muçulmanos.

Chegou a ser capturado e preso em suas missões na Argélia, onde conseguiu converter presos e guardas, tendo como castigo a boca perfurada e fechada com um cadeado para que não pudesse mais pregar. Depois de libertado, o papa Gregório IX o nomeou cardeal, em 1239. Não chegou a atuar como cardeal, tendo morrido a caminho de Roma, acometido por uma febre violenta.

Durante sua infância, conta-se que teve de cuidar de gado e, durante seus anos de pastoreio, sempre visitava uma ermida de São Nicolau, onde era venerada uma imagem de Nossa Senhora, de quem era grande devoto.

A tradição ainda diz que, durante essas horas em que passava rezando, quem cuidava do rebanho era um anjo. Assim, desde sua juventude, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação para a vida religiosa, tendo enfrentado seu pai que tentou diversas vezes impedi-lo de atender ao seu chamado vocacional.

Em suas missões para libertar os escravos capturados pelos mouros, conseguiu liberar 150 cristãos de uma só vez. Sua captura pelos mouros deu-se exatamente por isso, já que, ao chegar à Argélia, não tinha mais recursos para salvar os que corriam o risco de perder a vida se não se convertessem ao Islamismo.

Entregou-se, portanto, para substituir os cristãos, época em que sofreu as mais terríveis torturas, tendo até mesmo a boca fechada com cadeado.

Depois de morto, foi enterrado na mesma ermida de São Nicolau, local em que gostava de ficar no seu tempo de pastoreio.

São Raimundo Nonato no Brasil

Raimundo Nonato é venerado no Nordeste brasileiro, considerado protetor dos vaqueiros, além de ser o patrono de obstetras e parteiras. O seu nome foi dado a um município do Estado do Piauí, distante 576 quilômetros de Teresina.

O município de São Raimundo Nonato foi criado em 1912 e o censo de 2010 apresentava 32.327 habitantes, sendo hoje um município polo da microrregião de mesmo nome, cuja economia é baseada na agricultura, na pecuária e em serviços.

O município está localizado em parte no Parque Nacional Serra da Capivara, que faz parte do território de outros quatro municípios e é protegido pela UNESCO.

As festas de São Raimundo Nonato acontecem durante todo o mês de agosto, culminando com o dia do padroeiro.

No Estado do Maranhão, também no mês de agosto, é comemorado outro Raimundo Nonato considerado santo: Raimundo Nonato dos Mulundus, um vaqueiro morto durante a lida do gado e considerado santo milagreiro pelos nordestinos.

Raimundo Nonato dos Mulundus não é santo reconhecido pela Igreja Católica, o que o leva a ser comemorado junto com o santo oficial. O vaqueiro, morto há mais de 200 anos, é santificado pela fé popular. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!