Calendário 2020



Dia de São Rafael Arcanjo próximos anos




29
Setembro de 2018 ( Sábado ) - Dia de São Rafael Arcanjo
29
Setembro de 2019 ( Domingo ) - Dia de São Rafael Arcanjo
29
Setembro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de São Rafael Arcanjo
29
Setembro de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de São Rafael Arcanjo
29
Setembro de 2022 ( Quinta-feira ) - Dia de São Rafael Arcanjo

O Dia de São Rafael Arcanjo é comemorado no dia 29 de setembro, uma forma de homenagear o anjo pelos seus feitos para os seres humanos.

Entre os sete anjos santos está o São Rafael, cujo nome significa "Deus cura". No Livro de Tobias, o arcanjo em questão aparece operando duas curas significativas por meio da sua intercessão, sendo uma restauração de uma pessoa em sua dimensão física e a outra em sua dimensão espiritual.

História do dia de São Rafael Arcanjo

De acordo com a Sagrada Escritura, Tobit, homem honrado, piedoso e temente a Deus, havia perdido a visão por conta de uma enfermidade, ficando impossibilitado de trabalhar. Foi quando o indivíduo lembrou-se de um certo dinheiro que havia depositado com Gabael, em Rages, cidade da Média, vinte anos antes.

Tobit contou o fato ao filho de Tobias, enviando-o a essa cidade para recebê-lo. Porém, Tobias não conhecia o caminho e entra em acordo com seu pai para que procurassem alguém de confiança que pudesse indicar o caminho. Foi quando encontrara Rafael e com ele acertaram os detalhes da viagem, mas mal sabiam que estavam em contato com um anjo.

Durante a viagem os dois acampam às margens do Rio Tigre, onde pescam um peixe para que pudesse servir como alimento para aquela noite. Então, Rafael pede a Tobias que este guarde o fel, o coração e o fígado do animal, já que tais partes do corpo poderiam servir de remédio. 

Ao chegarem na cidade de Média, Rafael conduz o filho de Tobit Tobit antes à cidade de Ecbátana, para encontrar Ragüel e a sua filha Sara, ambos familiares do jovem, já que de acordo com a tradição da época, Tobias deveria se casar com Sara, por ser o parente mais próxima da moça.

Porém, Tobias questiona o arcanjo, dizendo: "Ouvi dizer que ela já foi dada em casamento a sete homens, e todos morreram de noite, […] quando estavam para se aproximar dela, morriam”.  Rafael consegue tranquilizá-lo, mandando-o queimar sobre as brasas do incenso o fígado e o coração do peixe para que o cheiro afugente o demônio que matava os maridos da moça.

Ao retornarem à cidade natal, Rafael explicou que poderia curar o pai da cegueira. No livro de Tobias o próprio arcanjo se descreve como "um dos sete que estão na presença do Senhor".

Conclusão da história

São Rafael tomou a forma humana e acompanhou Tobias em sua viagem, guiando-o por todo o caminho e auxiliando-o a encontrar uma esposa.

Quem é São Rafael?

A principal característica de São Rafael é ajudar na cura dos doentes e, por isso, é o guardião da saúde. Ele atua principalmente nas instituições sociais, nos posto de saúde e até mesmo em casas, cuja proteção é fundamental.

O arcanjo não só exerce influência na saúde física dos seres humanos, como também atua sobre a saúde espiritual dos indivíduos, sempre procurando confortar a todos nos momentos de desespero.

 

  





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!