Calendário 2020



Dia de São Pio V próximos anos




30
Abril de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de São Pio V
30
Abril de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de São Pio V
30
Abril de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de São Pio V
30
Abril de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de São Pio V
30
Abril de 2022 ( Sábado ) - Dia de São Pio V

O Dia de São Pio V é celebrado no dia 30 de abril.

São Pio V nasceu sob o nome Antonio Ghislieri no dia 17 de janeiro de 1504, na cidade de Bosco Marengo, na Itália.

Quando completou 14 anos de idade, Antonio iniciou na Ordem dos Pregadores em Voghera e começou a utilizar o nome Michele. Depois passou pela Ordem de Vigevano na Bolonha e em 1528, foi ordenado presbítero na cidade de Gênova.

Após isso, ele foi para Pavia, uma comuna da Itália, e lá ficou por 16 anos. Nos próximos anos, ele passou por outras comunas italianas escrevendo teses contra heresias, foi professor, prior de convento, superior provincial e cardeal.

Mais tarde, ele também se tornou inquisidor da comuna italiana de Como e em 1550, em Roma, seguiu a ordenação episcopal, se tornando Bispo de Sutri e Nepi. E, durante o pontificado de Pio IV, ele foi o Bispo de Mondovi.

Com a morte do Pio IV, ele foi eleito Papa em 7 de janeiro de 1566, assumindo o nome de Pio V. A essa altura ele estava com 62 anos de idade e nos 6 anos seguintes reduziu bastante os gastos da Sé de Roma, ordenou o ensino da teologia tomista nas universidades, reestabeleceu a moral e a ascese espiritual do Concílio de Trento, combateu a Reforma Protestante e conseguiu coordenar os interesses de potências católicas e levá-las à vitória de Lepanto, um município da Grécia.

O São Pio V faleceu em 1 de maio de 1572, sendo beatificado 100 anos depois e proclamado santo em 22 de maio de 1712, pelo Papa Clemente XI. O Papa Pio V foi sucedido pelo Papa Gregório XIII.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!