Calendário 2020



Dia de São Pedro de Verona próximos anos




6
Maio de 2018 ( Domingo ) - Dia de São Pedro de Verona
6
Maio de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de São Pedro de Verona
6
Maio de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de São Pedro de Verona
6
Maio de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de São Pedro de Verona
6
Maio de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de São Pedro de Verona

O Dia de São Pedro de Verona, também conhecido como Pedro Mártir, é celebrado em 6 de abril e ele é o padroeiro de Verona, Roccasecca (Frosinone) e Fornelli (Isérnia).

Pedro nasceu em 1205 na cidade de Verona, na Itália, em uma família que pertencia ao catarismo, um movimento cristão de ascetismo extremo. Ele frequentou uma escola católica e mais tarde se separou da família para estudar na Universidade de Bolonha.

A partir dos 25 anos de idade, Pedro pregou contra a heresia e também contra o catarismo, que conhecia muito bem por causa de sua família. Ele era contra esse movimento por ser muito radical e por rejeitar a autoridade do Papa.

O catarismo é uma forma de maniqueísmo, uma filosofia que divide o mundo entre o Bom ou Deus e o Mau ou Diabo, o que vai contra muitos ensinamentos cristãos.

Quando tinha 29 anos, Pedro foi nomeado Inquisidor Geral do norte da Itália pelo Papa Gregório IX. Nesse período, Pedro evangelizou quase toda a Itália, pregando em cidades como Bolonha, Roma, Gênova e Florença.

Já aos 46 anos, Pedro foi nomeado inquisidor na Lombardia pelo Papa Inocêncio IV e passou cerca de 6 meses na função, período em que registou uma declaração de clemência pelos indivíduos que confessaram heresia ou terem algum tipo de simpatia pela heresia.

Por causa dos sermões de Pedro, que denunciava a heresia, um grupo de cátaros contratou Carino de Balsamo para assassiná-lo. Carino, junto de seu cúmplice Manfredo Clitoro, seguiram Pedro que estava indo se encontrar com o frade Dominic.

Os assassinos mataram Pedro atingindo sua cabeça com um machado e depois atacaram Dominic. Pedro morreu na hora, em 6 de abril de 1252, aos 47 anos, e Dominic, que ficou em um hospital, morreu 5 dias depois.

São Pedro de Verona foi canonizado no dia 9 de março de 1253, pelo Papa Inocêncio IV.




Outras Datas Comemorativas

21
Setembro - Dia da Árvore
7
Abril - Dia do Jornalismo
5
Fevereiro - Dia de Santa Águeda
9
Dezembro - Dia de Santa Leocádia
10
Fevereiro - Dia de Santa Escolástica

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!