Calendário 2020



Dia de São Pedro Celestino próximos anos




19
Maio de 2018 ( Sábado ) - Dia de São Pedro Celestino
19
Maio de 2019 ( Domingo ) - Dia de São Pedro Celestino
19
Maio de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de São Pedro Celestino
19
Maio de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de São Pedro Celestino
19
Maio de 2022 ( Quinta-feira ) - Dia de São Pedro Celestino

O Dia de São Pedro Celestino é comemorado no dia 19 de maio.

São Pedro Celestino, também conhecido como São Celestino, tem seu dia de comemoração no calendário litúrgico da Igreja Católica em 19 de maio. O santo viveu no século XIII e foi o primeiro papa a renunciar de seu posto.

A vida de São Pedro Celestino

Pietro Angeleri, que também ficou conhecido como Pietro da Morrone, nasceu em 1215, de uma família camponesa de prole numerosa. A história conta que, com 6 anos de idade, revelou à sua mãe seu desejo de se tornar religioso.

Estudou com os frades beneditinos de Faifoli, retirando-se para um local deserto depois dos estudos, onde permaneceu por muitos anos. Em 1239 recebeu a sagração sacerdotal em Roma, entrando para a Ordem Beneditina, onde permaneceu até obter sua licença de abade, quando retornou para a vida eremita.

Viveu por muito tempo no morro Morrone, de onde veio seu outro apelido.

Em 1251, com dois companheiros, fundou um convento que, sob sua direção, passou a receber cada vez mais seguidores. Em virtude disso, fundou uma ordem que, mais tarde, teve a designação de Ordem dos Celestinos. A ordem foi abolida pela Igreja depois de sua morte.

A morte do papa franciscano Nicolau IV, em 1292, trouxe um período demorado de escolha do seu sucessor, tempo que chegou a dois anos, embora houvesse apenas doze cardeais votantes.

O conclave chegou a ser interrompido em razão de uma epidemia de peste, que vitimou um dos cardeais. Além disso, a Itália estava num período de lutas entre os Orsini e os Colonna, famílias que dominavam cidades, onde eram praticamente imperadores.

Finalmente, em 5 de julho de 1294, o conclave elegeu Pietro Angeleri, por ser uma pessoa radicalmente espiritualista e asceta e que, na época, ainda vivia como eremita.

Levado de sua caverna nas encostas do Monte Maila, Pedro fez uma entrada triunfal em Áquila, montado num burrico oferecido por Carlos II de Anjou, rei de Nápoles, e por seu filho, Carlos Martel. Como papa, tomou o nome de Celestino V.

Pedro Celestino tinha caráter fraco e submisso, estando desajustado para o cargo e, com o tempo, deixou-se iludir pelo rei, mudando-se para Nápoles, onde distribuiu cargos e privilégios aos amigos.

Na época, existiam os espirituais franciscanos, monges que estavam indo contra os ensinamentos de São Francisco de Assis. Pedro Celestino os conhecia há tempos e, procurado por eles, os recebeu com benevolência.

Ouvindo suas queixas, desligou-os de toda obediência com relação à Ordem Franciscana, autorizando-os a viver nos eremitérios que um abade da Ordem dos Celestinos devia colocar à sua disposição, permitindo que observassem as regras de São Francisco.

Procurando não magoar os restantes franciscanos com as concessões, Pedro Celestino impediu que eles se denominassem Minoritas ou Franciscanos, dando-lhe o título de Pobres Eremitas e os colocando sob a proteção do Cardeal Napoleão Orsini.

Por não agradar com suas atitudes, Pedro Celestino foi obrigado a abdicar em 13 de dezembro do mesmo ano, principalmente em virtude das pressões do Cardeal Benedicto Caetani. No mesmo mês, em 24 de dezembro, seu sucessor foi eleito, sendo um membro da própria família Caetani, que tomou o nome de Bonifácio VIII.

O novo papa enviou Pedro Celestino para uma vida de reclusão, que durou dois anos.

Sobre sua morte, pouco se registrou, supondo-se que tenha sido assassinado, possivelmente com veneno, por ordem de seu sucessor.

Pedro Celestino foi canonizado em Avignon, quando a Santa Sé se mudou para essa cidade francesa, pelo Papa Clemente V, em 3 de abril de 1313. Seu dia no calendário litúrgico foi determinado para o dia de sua morte, 19 de maio.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!