Calendário 2019



Dia de São Pedro Canísio próximos anos




21
Dezembro de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de São Pedro Canísio
21
Dezembro de 2019 ( Sábado ) - Dia de São Pedro Canísio
21
Dezembro de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia de São Pedro Canísio
21
Dezembro de 2021 ( Terça-feira ) - Dia de São Pedro Canísio
21
Dezembro de 2022 ( Quarta-feira ) - Dia de São Pedro Canísio

O Dia de São Pedro Canísio é celebrado em 21 de dezembro em homenagem ao padroeiro da imprensa católica e da Alemanha.

Pedro Canísio nasceu em 8 de maio de 1521, na cidade de Nimega, em Ducado de Gueldres, que atualmente se chama Países Baixos. Sua mãe faleceu logo após o seu nascimento e seu pai foi um homem rico e detentor do poder executivo da região.

Pedro estudou na Universidade de Colônia, onde concluiu seu mestrado ainda muito jovem, com apenas 19 anos de idade. Nessa época, ele conheceu Pedro Fabro, que foi um dos fundadores da Companhia de Jesus, e logo se juntou à ordem dos jesuítas.

Ele exerceu um ótimo trabalho na ordem, onde se tornou um dos católicos mais influentes, supervisionando a fundação e a manutenção das primeiras faculdades jesuítas da Alemanha, apesar dos recursos escassos que tinha, e inclusive ficou conhecido como "Segundo Apóstolo da Alemanha".

Ele também foi um excelente educador e um pregador muito influente. Pedro também escrevia, e é o autor do livro "Catecismo Alemão", onde definiu os princípios básicos do catolicismo na língua alemã, e por isso teve muitos leitores em países onde esse idioma é falado.

Pedro Canísio passou os últimos 20 anos de sua vida na Suíça, local onde fundou uma escola preparatória jesuíta chamada Collège Saint Michel. Essa escola existe até hoje e ajudou a preparar gerações e gerações de jovens para suas futuras carreiras.

Em 1591, quando Pedro tinha 70 anos, sofreu um derrame que o deixou parcialmente paralisado, mas este acontecimento não impediu que ele continuasse a pregar; ele necessitava apenas da ajuda de um secretário.

Após 6 anos, em 21 de dezembro de 1597, São Pedro Canísio faleceu na cidade de Friburgo, na Suíça. Ele foi beatificado em 1864 pelo Papa Pio IX e canonizado em 21 de maio de 1925, pelo Papa Pio XI.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!