Calendário 2020



Dia de São Paulino de Nola próximos anos




22
Junho de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de São Paulino de Nola
22
Junho de 2019 ( Sábado ) - Dia de São Paulino de Nola
22
Junho de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia de São Paulino de Nola
22
Junho de 2021 ( Terça-feira ) - Dia de São Paulino de Nola
22
Junho de 2022 ( Quarta-feira ) - Dia de São Paulino de Nola

O Dia de São Paulino de Nola é comemorado no dia 22 de junho, considerado inventor dos sinos das igrejas, pois foi o primeiro a fundir grandes sinos suspensos ao lado das igrejas para chamar os fiéis para os divinos ofícios. Famoso por ter sido herdeiro de cidades e trabalhado em grandes cargos públicos e, posteriormente, se dedicando à santidade perpetua doando seus bens aos pobres e realizado grande trabalho como sacerdote e bispo, tendo como grande amigo Santo Agostinho.

História de São Paulino de Nola

Meropio Pôncio Anócio Paulino nasceu no ano de 353 em Bordéus na França em uma família ilustre de Roma. Paulino, ao nascer, foi consagrado a São Félix de Nola, mártir. Sua família, embora convertida à religião, não praticava com fervor, por isso o batismo de Paulino foi protelado.

Paulino estudou com o famoso Ausônio Galo, considerado grande poeta daquele tempo e passou a desenvolver o dom da poesia e da eloquência. Dedicou-se posteriormente às ciências naturais, ao direito e à filosofia.

Aos 20 anos, se tornou herdeiro de fortunas espalhadas pelas províncias da Itália, da Espanha e das Gálias: granjas, cidades, minas e escravos. Concluiu seus estudos e teve vários cargos públicos como prefeito, governador e senador, sendo o último governador morando em Nola, sua cidade de seu patrimônio particular.

Em uma viagem à Espanha, conheceu Teresa, uma jovem que foi sua companheira de vida como esposa e, posteriormente, irmã, o ajudando a abandonar o mundo. Em suas viagens a negócios públicos em Gálias, Itália e Espanha, ele sempre passava por Milão onde conheceu Santo Agostinho e Alpínio.

Depois de escrever grandes poesias que demonstravam seus ideais, resolveu ser batizado aos 38 anos de idade. A partir daí, começou a fortalecer seus ideais e progressos em busca da perfeição. Após seu irmão ser vítima de uma revolução e seu desejado sonho da paternidade ser desfeito com a morte de seu primeiro filho com apenas oito dias de vida, Paulino compreendeu que Deus o queria livre. De acordo com sua esposa Teresa, fez um voto de castidade perpetua.

Após o povo de Barcelona escolher seus sacerdotes Santo Agostinho, Santo Ambrósio, São Basílio e São Gregório Nazianzeno, foi a vez de escolherem o antigo senador Paulino, pois este somente aceitaria se ele pudesse escolher seu local de exílio, onde junto de seus seguidores, mantinham horas de silencio e orações. São Paulino teve muitos feitos em a favor dos pobres, desde doações de seus bens até os feitos com conquistas de obras. Depois de 15 anos nesta vida, escolheram Paulino como Bispo.

Origem da data comemorativa de São Paulino de Nola

Após uma invasão a Roma, uma viúva implorou a Paulino pedindo que fizesse algo para resgatar seu filho, que havia sido capturado pelos bárbaros. Não tendo nada de valor por causa da crise da situação, Paulino se ofereceu em troca do filho dela como escravo.

Em uma época em que até os bárbaros admiravam a virtude, Ataulfo, um dos bárbaros colonizadores, ao saber de tal atitude e que Paulino era bispo, reconheceu o ato oferecendo liberdade e todos os seus diocesanos. São Paulino escreveu uma carta a Santo Agostinho sobre a heresia pagliana. Faleceu em 22 de junho de 431, uma ano após seu amigo Santo Agostinho, dia a qual passou a comemorar o dia de São Paulino de Nola.

Oração de São Paulino de Nola

“Ó Deus, que fizestes brilhar no bispo São Paulino de Nola o Amor à pobreza e o zelo pastoral, concedei que, celebrando os seus méritos, imitemos sua caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém! 




Outras Datas Comemorativas

22
Novembro - Dia do Músico
13
Setembro - Dia do Programador
10
Fevereiro - Dia de Santa Escolástica

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!