Calendário 2020



Dia de São Onofre próximos anos




12
Junho de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de São Onofre
12
Junho de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de São Onofre
12
Junho de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de São Onofre
12
Junho de 2021 ( Sábado ) - Dia de São Onofre
12
Junho de 2022 ( Domingo ) - Dia de São Onofre

O Dia de São Onofre é celebrado em 12 de junho em homenagem ao padroeiro dos juristas, dos tecelões e da comuna de Centrache, na Itália.

Onofre nasceu em data desconhecida e viveu no final do século IV, no deserto da Tebaida, localizado no Alto Egito.

Não há muitas informações para que possamos conhecer mais a fundo a vida de Onofre, a não ser o relato de Pafnútio, um discípulo que encontrou com ele no deserto egípcio. 

O relato conta que Onofre foi um monge que vivia em uma comunidade retirada na região da Tebaida, e que abandonou o local para levar uma vida de eremita, que costuma envolver bastante religiosidade, penitências e muito amor pela natureza, por isso vivia em um lugar isolado.

Onofre levou essa vida por cerca de 60 a 70 anos, vivendo sozinho no deserto e vestindo apenas folhas que cobriam suas partes pudendas. Ele também é retratado com uma longa barba e longos cabelos.

Sua figura também foi bastante representada na arte medieval, principalmente nas representações dos Padres do Deserto e dos homens selvagens. 

Existe uma lenda de que Onofre na verdade foi uma jovem donzela, que certa vez, quando fugia de um perseguidor que queria tirar-lhe a virgindade, pediu a Deus que a transformasse em um homem, e foi isso que aconteceu. E após esse acontecimento, o novo homem teria fugido para o deserto e se tornado um eremita.

Onofre faleceu no século IV ou V, não se sabe ao certo, e é venerado pelas Igrejas Católica, Ortodoxa, Ortodoxa Oriental e Católicas Orientais.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!