Calendário 2020



Dia de São Nicolau Tolentino próximos anos




10
Setembro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de São Nicolau Tolentino
10
Setembro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de São Nicolau Tolentino
10
Setembro de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de São Nicolau Tolentino
10
Setembro de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de São Nicolau Tolentino
10
Setembro de 2022 ( Sábado ) - Dia de São Nicolau Tolentino

O Dia de São Nicolau Tolentino é comemorado no dia 10 de setembro. Nicolau nasceu na Itália em 1245, em um castelo chamado Santo Ângelo. Foi no povoado de Tolentino que passou a maior parte de sua vida e, ainda neste povoado que, desde de criança, já se preocupava com suas orações diárias, jejuava e ainda tinha um ato generoso de acolher sempre os menos desfavorecidos.

Como sempre teve apego à religião e a ajudar ao próximo, com 14 anos foi morar em uma comunidade de agostinianos, e quando estava com 20, assistiu a uma pregação de um monge eremita agostiniano. Ficou encantado. Foi então que decidiu abraçar o desafio de viver uma vida monástica como eremita. Em meados dos anos 1270 foi ordenado a sacerdote.

Nicolau era conhecido por sua alegria contagiante, humildade, simplicidade, carisma e por ter dons especiais. Sempre pregava seus ensinamentos de uma forma alegre onde confortava seus seguidores com o seu jeito de praticar a fé, persuadindo muitos fiéis e levando cada um acreditar cada vez mais em cristo.

Em 1275, Nicolau foi fazer uma visita a uma comunidade e se sentiu bem, em casa, como se a missão dele era estar exatamente naquele lugar. Alguns relatos do próprio Nicolau diziam que ele ouvia uma voz naquela comunidade que estava – “A Tolentino, a Tolentino, ali perseverará”. Ele relatou este ocorrido aos seus supervisores que o mandaram para aquele local que tanto clamavam o seu nome. Desde então começou a viver naquela comunidade onde se tornou um apóstolo do confessionário da igreja do local.

Sua presença era marcante ao meio de tantas pessoas que passavam misérias humanas. Seus conselhos e ensinamentos eram de extrema importância para aquelas pessoas que já não tinham mais forças para viver. Assim, ele trazia seu consolo e conforto espiritual e sua fé. Começou a passear por diversas regiões levando essa espiritualidade que só ele tinha, “homem de grande fé e compaixão”.

A disposição de sempre socorrer as pessoas fez com que Nicolau fosse intitulado como São Nicolau Tolentino após sua morte, que aconteceu em 1305. No dia 10 de setembro daquele ano, ele realizou sua prece e se entregou de alma e coração nas mãos de Deus antes de completar 60 anos.

Seu corpo foi sepultado na capela aonde realizava suas missas e levava sua fé aos seus seguidores.

Curiosidades de São Nicolau Tolentino

. Tinha uma grande fé em nosso Senhor e virgem maria;

. Seus pais não podiam ter um filho e passaram um ano fazendo preces para serem abençoados com um herdeiro, fizeram uma peregrinação no Santuário São Nicolau do Bari. Logo após esse período tiveram a criança com grandes bênçãos que ganhou o nome de Nicolau;

. Nicolau gostava de se isolar as vezes e ir fazer suas orações em uma caverna.

Oração

Ó Deus e Senhor, eu te peço que nas alegrias e tristezas de minha vida cotidiana, bem como na hora das provações, eu saiba recorrer ao Espírito Santo com docilidade e confiança. Amém.

  





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!