Calendário 2019



Dia de São Nicolau de Mira próximos anos




6
Dezembro de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia de São Nicolau de Mira
6
Dezembro de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia de São Nicolau de Mira
6
Dezembro de 2020 ( Domingo ) - Dia de São Nicolau de Mira
6
Dezembro de 2021 ( Segunda-feira ) - Dia de São Nicolau de Mira
6
Dezembro de 2022 ( Terça-feira ) - Dia de São Nicolau de Mira

O Dia de São Nicolau de Mira é comemorado no dia 6 de dezembro.

São Nicolau de Mira ficou conhecido no seu tempo como taumaturgo, uma pessoa capaz de realizar milagres. Conhecido como São Nicolau de Bari, o santo é padroeiro de Rússia, da Noruega e da Grécia, patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas em Bari, cidade italiana onde estão sepultados seus restos mortais.

Sua festa é comemorada em 6 de dezembro, data considerada de sua morte no ano de 350, na cidade de Mira, na Turquia, onde exerceu o bispado. São Nicolau era conhecido por sua caridade e pelo amor às crianças.

Em razão de sua generosidade e dos milagres a ele atribuídos, a Igreja o canonizou, tornando-se um símbolo ligado ao Natal. Hoje, é um dos santos mais conhecidos do cristianismo.

A vida de São Nicolau

Acredita-se que Nicolau tenha nascido em Patara, na Turquia, tendo nascido na segunda metade do século III. Durante o reinado de Diocleciano, chegou a ser encarcerado por se recusar a negar a fé em Jesus Cristo.

Quando o imperador Constantino chegou ao poder, sofreu novamente oposição, mas desta vez da própria Igreja. Num debate com outros clérigos, Nicolau teria se levantado e esbofeteado um de seus antagonistas, fato que o impediu de continuar como líder. Mesmo assim, o santo continuou prestando auxílio às crianças e aos carentes.

Segundo a tradição, São Nicolau foi autor de inúmeros milagres, vindo daí sua popularidade em toda a Europa e a consideração de protetor dos marinheiros e comerciantes, de favorecer casamentos e, principalmente, de cuidar das crianças.

Existem diversos relatos e histórias sobre sua vida, embora seja difícil estabelecer o que é real e o que é lenda. O certo é que, transformado num símbolo do Natal, São Nicolau deu origem à figura do Papai Noel, o velhinho de barbas brancas e roupas vermelhas que sempre carrega um saco cheio de presentes para as crianças.

Nos países nórdicos, São Nicolau é conhecido como Santa Claus, Saint Nicholas ou Father Christmas. É considerado protetor dos pobres e das crianças carentes, sendo o primeiro santo católico a ter preocupações com a educação e a moral, seja das crianças ou de suas mães.

Em algumas das comunidades da Igreja Ortodoxa, como na Rússia, São Nicolau é homenageado com a celebração litúrgica do último domingo, no Calendário Juliano, ainda praticado nessa vertente do catolicismo.

Os cristãos que seguem o rito copta e os ortodoxos do rito bizantino celebram o seu dia com grande destaque, considerando o dia 6 de dezembro.

A devoção a São Nicolau se espalhou por toda a Europa depois que suas relíquias foram roubadas de Mira pelos soldados de Bari, trazidas para esta cidade na época em que os turcos invadiram o Oriente Médio. Precedidas pela sua fama de santo propiciador de milagres, as lendas em torno de seu nome lhe renderam a grande fama que mantém até a atualidade.

Entre os milagres a ele atribuídos, estariam a conversão de hereges que tentaram saquear sua igreja e, ao tocar nas hóstias consagradas, elas se transformaram em pão. Uma outra história conta que uma família muito pobre não possuía o suficiente para custear o dote das filhas e Nicolau, à noite, teria jogado um saco de moedas de ouro para que o pai pudesse casar as filhas.

São Nicolau, ainda segundo a tradição, teria tido o dom de ressuscitar crianças em sua região natal, e, além disso, muitas teriam sido suas aparições, atendendo orações de pessoas que precisavam de alimentos e roupas.

Pessoas da Idade Média teriam relatado que, em noites frias do inverno, foram socorridas por um senhor de rosto muito sereno, que ajudaram com roupas e comida.

Com todas as lendas e histórias a seu respeito, Nicolau de Mira tornou-se muito conhecido. Contudo, exatamente por conta das lendas, não se tem uma visão clara de sua vida. Em Portugal, por exemplo, ele é considerado padroeiro dos estudantes de 1664, quando foi construída uma capela em sua honra e, desde 1691, a cidade de Guimarães festeja o santo, havendo mesmo uma irmandade de São Nicolau, com seus integrantes autodenominados nicolinos. Os festejos para o santo têm início em 29 de novembro com o seu ápice no dia 6 de dezembro, com a realização de um festival chamado Maçãzinhas.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!