Calendário 2019



Dia de São Nicéforo de Constantinopla próximos anos




13
Março de 2017 ( Segunda-feira ) - Dia de São Nicéforo de Constantinopla
13
Março de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de São Nicéforo de Constantinopla
13
Março de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de São Nicéforo de Constantinopla
13
Março de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de São Nicéforo de Constantinopla
13
Março de 2021 ( Sábado ) - Dia de São Nicéforo de Constantinopla

O Dia de São Nicéforo de Constantinopla é comemorado pela Igreja Católica no dia 13 de março, dia de sua morte, que ocorreu no ano de 815. O santo foi um escritor cristão que viveu durante o Império Bizantino, tendo sido patriarca de Constantinopla.

A vida de São Nicéforo

Nicéforo nasceu em Constantinopla, filho de Teodoro e Eudóxia, uma família extremamente ortodoxa e que sofrera muito durante os tempos de iconoclastia, formado pelos cristãos que aboliam o culto às imagens.

Teodoro, o pai de Nicéforo, um dos secretários do imperador bizantino Constantino V Coprônimo, já tinha sido castigado com açoites e banido para Niceia em razão de seu apoio à existência de imagens. Nicéforo herdou todas as suas convicções.

Nicéforo, a exemplo de seu pai, prestou serviços ao império bizantino, ocupando um lugar no secretariado do gabinete do imperador e, por ordem da imperatriz Irene, participou do sínodo de 787 como comissionário imperial.

Após o sínodo, retirou-se para um claustro que fundara às margens do rio Propôntida, até ser nomeado diretor de uma casa de abrigo para pobres e carentes na capital Constantinopla.

Após a morte do patriarca ortodoxo Tarásio e, embora ainda sendo um leigo, foi escolhido como novo patriarca por ordem do Imperador, em 806. Sua escolha incomum foi recebida com a oposição do grupo clerical pertencente ao Mosteiro de Estúdio, intensificando-se o conflito até haver um completo rompimento com Nicéforo, principalmente quando este, antes um moralista muito rígido, mostrou-se complacente com as vontades do imperador, aceitando novamente um excomungado iconoclasta.

Depois de muitas disputas teológicas, inclusive com Nicéforo reagindo com a excomunhão de seus adversários, o patriarca acabou cedendo à força, sendo levando para um dos monastérios que ele mesmo havia instituído.

No exílio, começou uma polêmica literária pela causa dos que defendiam as imagens contra o sínodo de 815. Na troca de imperadores, durante o ano de 820, Nicéforo foi novamente apresentado como candidato ao cargo de patriarca que, embora não tenha sido concretizado, pelo menos concedeu-se uma certa tolerância.

O santo morreu no mosteiro de São Teodoro, a atual Mesquita Vefa Kilise, sendo reverenciado como confessor. Seus restos mortais foram levados para Constantinopla em 847, sendo sepultados na Igreja dos Santos Apóstolos, onde se tornaram objeto de devoção. A festa de São Nicéforo é comemorada no dia de sua morte tanto pela Igreja Católica Romana quanto pela Igreja Ortodoxa. Entre os gregos, o dia 2 de junho é o dia considerado como de sua morte.

São Nicéforo sempre foi mais favorável à conciliação entre os contendores sobre a fé, tomando sempre uma postura defensiva em vez de provocar ofensas. Seu estilo de vida sempre foi muito casto e simples, moderado em suas regras eclesiásticas e monásticas.

O santo deixou diversas obras, das quais restaram três textos contra os iconoclastas:

“Apologeticus minor”, escrita provavelmente em 814, uma obra em que procurava explicar aos leigos a tradição da primeira fase do movimento iconoclasta;

“Apologeticus major”, uma obra completa sobre os dogmas da Igreja em sua época, com uma extensa discussão e refutação de objeções em obras adversárias aos que consideravam as imagens como parte da veneração dos santos;

Uma última, sem título, que é a refutação do sínodo iconoclasta de 815.

De acordo com seus escritos, São Nicéforo sempre os princípios de João Damasceno, uma pessoa que teve seu mérito pela profundidade e meticulosidade com que traçou todas as provas literárias e tradicionais contra a veneração de imagens.




Outras Datas Comemorativas

20
Outubro - Dia do Arquivista
31
Dezembro - Dia de São Silvestre
5
Maio - Dia do Campo

Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!