Calendário 2019



Dia de São Melquíades próximos anos




10
Dezembro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de São Melquíades
10
Dezembro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de São Melquíades
10
Dezembro de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de São Melquíades
10
Dezembro de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de São Melquíades
10
Dezembro de 2022 ( Sábado ) - Dia de São Melquíades

O Dia de São Melquíades é comemorado no dia 10 de dezembro em homenagem ao papa que fez a diferença e é considerado até hoje como mártir e santo, por ter enfrentado perseguições em nome da liberdade dos cristãos.

São Melquíades nasceu em 270, tinha opiniões bem definidas sobre quais posições à igreja deveria adotar em relação aos pecadores, e também qual a relação ideal do cristão com sua fé.

Mesmo seu papado sendo curto, de quatro anos apenas, foi líder e defendeu a fé cristã diante da perseguição de Magêncio, o imperador combatente de Constantino, que após a batalha de 312, assumiu o Império Romano.

Um dos grandes talentos de São Melquíades

Após a conquista de Roma pelo Imperador Constantino, através do diálogo de São Melquíades, todos os cristãos passaram a ser respeitados pelo novo Imperador. De forma astuta, São Melquíades gradualmente conquistou sua confiança.

Foi presenteado por Constantino com um palácio, que por muito tempo foi sede para a vida dos papas. De fato, o novo imperador era simpatizante de São Melquíades e demonstrou flexibilidade às crenças do povo cristão, tanto que em 313, a liberdade religiosa foi culminada em Roma.

Também, através dos esforços de São Melquíades, os cristãos de Roma pararam de sofrer perseguições e receberam suas terras, bens, locais de cultos de volta.

O imperador Constantino, seduzido pela proposta do cristianismo, apresentado a ele por São Melquíades, aceitou sua conversão, modificando então suas posturas em relação ao povo cristão.

A nova vida do povo cristão

O título a São Melquíades de “pai de todos os cristãos” é justo, pois, gradualmente a realidade da vida do povo se modificava pelas conquistas de São Melquíades, como:

·   A grandiosa expansão do Cristianismo;

·   A ordenação das paróquias cristãs de Roma em sedes individuais;

·   Juntar novamente os bens da igreja;

São Melquíades projetou a Igreja Cristã. Com seu poder de negociador, conseguiu reaver muitos bens materiais que eram da igreja e haviam sido confiscados pelo anterior imperador Máximo.

E através de seus esforços o cristianismo tomou forma:

·   Com a construção da primeira basílica de Roma, chamada Lataranense;

·   Propagação das unidades cristãs para várias regiões;

São Melquíades foi o promulgador do Edito de Milão

O documento escrito em 313 foi importante para estabelecer o princípio da liberdade para todas as pessoas. Logo o povo cristão também poderia usufruir desta liberdade.

E principalmente o Edito, destronou o paganismo e a adoração, não sendo mais obrigatório para o povo romano.

O marco principal do Edito de Milão é o reconhecimento e existencialidade do cristianismo, que não ocasião se propagou de forma gigante.

Por isso, São Melquíades é exaltado como agente importante para a solidificação do cristianismo, reconhecido como um verdadeiro pai de todos aqueles que aceitam o cristianismo como sua verdade.

São Melquíades veio a falecer em 314, ocupando o papado de número 42, podemos encontrar outras versões para o seu nome como Milcíades, Miltíades e Melquíadas. Não há registros que possam ilustrar sua infância e adolescência, mas sabe-se que sua terra natal era a África.

Por isso, todas as homenagens são justas a São Melquíades, que deixou dois grandes legados para o catolicismo, a unicidade das igrejas, através do Sacrifício Eucarístico e a disciplina litúrgica, itens primordiais para o fortalecimento da fé cristã. 




Outras Datas Comemorativas

9
Janeiro - Dia do fico
10
Novembro - Dia do Trigo
2
Fevereiro - Dia da Receita Federal
26
Dezembro - Dia de Santo Estevão

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!