Calendário 2020



Dia de São Mauro próximos anos




15
Janeiro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de São Mauro
15
Janeiro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de São Mauro
15
Janeiro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de São Mauro
15
Janeiro de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de São Mauro
15
Janeiro de 2022 ( Sábado ) - Dia de São Mauro

O Dia de São Mauro é comemorado no dia 15 de janeiro em homenagem ao homem que, em muitas versões, aparece também como São Amaro. Era um homem de espírito nobre, que se tornou monge, exemplo de virtude.

Mauro, ou Amaro, nasceu no ano de 512, em Roma, seu pai era um senador ativo, que aceitou o desejo de seu filho em entrar para a vida religiosa, e isso aconteceu cedo.

Já aos 13 anos, o pai de Mauro providenciou sua educação religiosa, reivindicando o ingresso no Mosteiro em Subiaco, e o responsável pela sua educação seria São Bento.

Mauro foi abençoado com o dom da premonição

De fato Mauro era um jovem diferente, era intuitivo e com ótimo raciocínio. Vários fatos foram relatados em relação ao seu dom. O primeiro aconteceu logo que chegou ao Mosteiro.

Certo dia, seu primo Plácido estava andando pelos jardins do Mosteiro e, descuidado, caiu no pequeno riacho, porém com fortes correntezas, já estava sendo levado pelas águas, de repente Bento teve seus pensamentos interrompidos pela imagem do jovem Plácido se afogando.

Exaltado São Bento chamou Mauro, que proativamente flutuou sobre as águas e resgatou o amigo.

A cena ilustrou e resgatou a imagem de São Pedro quando flutuou sobre o Mar da Galiléia.

A surpresa foi enorme, pois Mauro agiu rapidamente, mesmo sem estar presente no local, pressentiu o perigo e salvou o amigo, fato relevante apenas para quem é escolhido para fazer a diferença neste mundo.

A vida abençoada de São Mauro 

A partir deste episódio, a vida de Mauro foi observada com muito carinho e quando se tornou adulto, passou a ser o monge preferido de Bento, pois se tornou um homem:

Com enorme integridade e devoção;

Humilde em tudo e para com todos;

Modelo de obediência a Deus e aos seus ensinamentos.

Como Monge beneditino, São Mauro seguiu viagem até a França, juntamente com São Bento, e no ano de 535, fundou, juntamente com mais quatro monges o primeiro Mosteiro da França.

Mauro tinha o dom dos milagres

Muitos milagres foram atribuídos a Mauro, estes foram relatados por São Fausto, quando escreveu sobre o amigo, e até os dias de hoje os crentes pedem em oração que São Mauro interceda pela cura de muitas doenças.

Em oração e com sinal da cruz, curou um menino que pela sua enfermidade não andava;

Em outra ocasião, São Mauro foi solicitado para curar o Vigário de uma comunidade próxima, que havia machucado o braço. Prostrado em oração, com o sinal da cruz sobre o braço, tamanha foi a surpresa ao tirar as ataduras, o braço estava com todos os movimentos normais.

Também há muitas lendas que cercam a imagem e a vida de Santificação do jovem Mauro, que era quieto e concentrado.

Morte e ensinamentos de São Mauro

No dia 15 de Janeiro de 584, aos 74 anos, Deus convocou São Mauro para fazer parte do reino dos céus. Após um período de agonia pela febre e dor que a enfermidade lhe causava, partiu em paz.

Foi sepultado bem próximo à Capela de São Martinho, e depois de algum tempo suas lembranças foram transferidas para a Itália, especificamente para Monte cassino.

Santo Mauro foi canonizado juntamente com seu primo em 1962, seu nome é sempre lembrado e no dia de seu aniversário de morte, festas e procissões lembram sua santidade. 

Sua vida como guia espiritual e como pregador, tornou-se referência para muitos religiosos que vieram depois dele, por isso, no dia 15 de Janeiro, rendemos e pedimos graças a São Mauro, como intercessor para nossas curas.




Outras Datas Comemorativas

29
Maio - Dia do Geógrafo
21
Setembro - Dia do Fazendeiro
31
Janeiro - Dia Mundial do Mágico
18
Outubro - Dia do Estivador
13
Junho - Dia do Turista

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!