Calendário 2018



Dia de São Matias próximos anos




14
Maio de 2017 ( Domingo ) - Dia de São Matias
14
Maio de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de São Matias
14
Maio de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de São Matias
14
Maio de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de São Matias
14
Maio de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de São Matias

O Dia de São Matias é comemorado no dia 14 de maio.

O dia 14 de maio é dedicado, no calendário litúrgico da Igreja Católica, a São Matias, discípulo de Jesus que foi escolhido em substituição a Judas Iscariotes.

A vida de São Matias

Como ocorre com a maior parte dos primeiros cristãos, as referências sobre suas vidas são raras, limitando-se a passagens dos quatro Evangelhos e dos Atos dos Apóstolos, que narra os primeiros anos da propagação do Cristianismo.

Segundo os Atos dos Apóstolos, em seus capítulos iniciais, depois da morte e ascensão de Jesus aos Céus, o apóstolo lembrou que o rei David, no Salmo 109:8 o seguinte texto: “Tome outro o seu bispado”.

Pedro, então, usou esta declaração da Bíblia Hebraica para atender a necessidade de substituir Judas, que era considerado traidor, por outro discípulo, mantendo o número de 12 apóstolos, tal como Jesus havia determinado.

Com essa ideia em mente, propôs aos 120 discípulos que escolhessem entre eles uma pessoa digna para substituir Judas. Os discípulos apresentaram dois nomes: José Barsabás e Matias. Depois de uma oração em conjunto e lançando a sorte, Matias foi escolhido.

De acordo com os Atos dos Apóstolos, a escolha foi feita poucos dias antes de Pentecostes, o dia do derramamento do Espírito Santo, por volta do ano 33. De acordo com estudiosos, essa foi a última vez em que se recorreu à sorte para conhecer a vontade de Deus.

Pedro registrou nos Atos dos Apóstolos que Matias tinha seguido Jesus durante os três anos de seu ministério e que havia estado em íntima associação com os apóstolos. Possivelmente ele era um dos 70 discípulos ou evangelistas que Jesus enviou para pregar, conforme o que é visto no Evangelho de Lucas.

Depois de sua escolha Matias foi incluído entre os apóstolos e, segundo Nicéforo, seu primeiro local de pregação foi na Judeia, seguindo depois para a Etiópia e, posteriormente, para a região da Cólquida, hoje a Geórgia Caucasiana, onde teria morrido crucificado.

Nas ruínas da fortaleza romana de Gônio, hoje Apsaros, na Geórgia, existe um marco indicando que Matias está ali sepultado. O marco contém a inscrição: “Matias esteve na Etiópia, onde o Porto Maritimo de Hyssus e o Rio Fásis estão. Ele faleceu em Sebastópolis e está sepultado aqui, próximo ao Templo do Sol”.

Num dos livros apócrifos, os Atos Coptas de André e Matias, existe um trecho localizando a evangelização de Matias na Cidade dos Canibais, na Etiópia. Outra tradição, bem menos confiável, informa que Matias foi enterrado em Jerusalém pelos judeus, onde teria sido decapitado, não havendo, no entanto, a localização do seu túmulo.

Existe também uma tradição escrita por Hipólito de Roma, que diz que Matias morreu em idade avançada em Jerusalém.

Matias deixou escritos conhecidos como Evangelho de Matias, mas que é hoje um texto perdido entre os livros apócrifos do Novo Testamento. Seu conteúdo só chegou à atualidade através de referências e de descrições em trabalhos antigos dos primeiros cristãos, havendo poucas evidências na conclusão de que tenha havido realmente o que se convencionou chamar de Tradições de Matias, como consta no livro “The Anchor Bible Dictionary”, de J.B. Matthews.

Orígenes também menciona o Evangelho de Matias, além de Eusébio de Cesareia, que atribuiu sua confecção a heréticos. São Jerônimo e o “Decretum Gelasianum” declaram o livro como apócrifo, mas o texto possivelmente escrito por Matias também é mencionado no final de uma lista de cânones bíblicos, no Códice Baroccianus, atualmente na coleção de Francesco Barrozzi, os “Barocius”, de Veneza.

Possivelmente, o Evangelho de Matias é o documento onde Clemente de Alexandria se baseou para escrever diversas passagens, havendo ainda referências sobre outros escritos considerados apócrifos pela Igreja e atribuídos a Matias.




Outras Datas Comemorativas

24
Fevereiro - Dia de São Sérgio
17
Janeiro - Dia de Santo Antão
9
Maio - Dia da Europa
3
Fevereiro - Dia de São Brás

Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!