Calendário 2018



Dia de São Mateus próximos anos




21
Setembro de 2016 ( Quarta-feira ) - Dia de São Mateus
21
Setembro de 2017 ( Quinta-feira ) - Dia de São Mateus
21
Setembro de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de São Mateus
21
Setembro de 2019 ( Sábado ) - Dia de São Mateus
21
Setembro de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia de São Mateus

O Dia de São Mateus é comemorado anualmente no dia 21 de setembro, em todos os países que pregam o cristianismo. Antes de sua conversão ao Evangelho, era um rico coletor de impostos, seu nome era Levi, filho de Alfeu, também coletor de impostos. Apóstolo e Evangelista São Mateus, nasceu, era morador e trabalhava na cidade de Cafarnaum, na Palestina. Possuía muitas riquezas e poder em sua vida, mas quando ouviu a palavra de Jesus “Segue-me”, deixou tudo o que tinha, desapegou de seus bens materiais, dinheiro e poder para transmitir a mensagem do Evangelho.

Um pouco da História de São Mateus

São Mateus coletava impostos do povo Hebreu e entregava para o Rei Herodes Antipas. Foi nesse meio que Jesus conheceu Mateus e convidou-o para ser um de seus doze apóstolos. Mateus fez um convite a Jesus para um banquete em sua casa.

O Evangelho de São Mateus é considerado inspiração para a Igreja Católica. Pois escreveu com a intenção de promover o reconhecimento que Jesus era o verdadeiro Messias. É adorado pelos fiéis do cristianismo através de imagens e/ou estátuas onde é representado pela imagem de um senhor com barba avantajada segurando um livro que representa o seu amor ao levar a mensagem do Evangelho para todos. E na arte litúrgica, é representado por um anjo que segura um lança, uma moeda e uma pena.

Acredita-se que São Mateus era um dos chamados Nazarenos, pois assim está atestado no Novo Testamento e no Talmud. São Mateus teve uma trajetória de 15 anos pregando a mensagem de Jesus em hebraico para uma comunidade na Judeia. Depois foi para outras comunidades como etíopes, macedonianos, persas e partos ensinar o evangelho.

O que contam nas histórias de São Mateus, é que vivia de penitências e maus tratos. Comia raízes, ervas e frutas, na Pérsia e na Arábia foi muito hostilizado, sofrendo em ter seus olhos arrancados e ter sido colocado na prisão para aguardar ser executado. Ficou o tempo todo acorrentado, mas foi na prisão que recebeu o milagre de voltar a enxergar e ser liberto. Voltou a pregar na Etiópia, onde foi pela última vez que pregou sua mensagem cristã. Foi perseguido pelos guias religiosos da arte pagã etíopes. 

Morte de São Mateus

São Mateus foi martirizado em Etíope, por transmitir o Evangelho para os povos, entregou sua vida, seu sangue e sua alma para Cristo com todo amor que tinha em ser um Apóstolo e Evangelista. O rei Hitarco, sobrinho do rei Egipo, mandou exterminar São Mateus no altar da igreja que celebrava o seu ofício de amor, a santa missa.

A história diz que o rei achou que São Mateus deveria ter intercedido em benefício de um monarca que pediu uma jovem, Efigênia, em casamento, mas a jovem queria se consagrar a Jesus e vendo aquilo pregou a palavra do evangelho e o rei mandou que imediatamente os soldados o matasse.

As suas relíquias mortais foram levadas para Salermo, na Itália, no ano de 930 d.C, sendo até hoje festejado e celebrado como padroeiro da cidade no dia 21 de setembro de cada ano.

Considerações Católicas de São Mateus

É festejado até hoje nas Igrejas Católicas espalhadas pelo Brasil e pelos países onde o cristianismo impera. São celebradas missas, orações e novenas ao santo que é tão querido pelos católicos por ter sido tão fragilizado e mau tratado durante suas pregações. Seu nome significa “Dom de Deus”, mas o Apóstolo São Mateus não era tão reconhecido pela sua obra missionária no Oriente, ele ficou conhecido pela prática do Evangelho, fazendo com que as pessoas tivessem conhecimento dos ensinamentos de Jesus. Seu martírio também é celebrado, pois foi o amor maior que levou o tão querido Apóstolo, santo e evangelista para junto do Pai.  





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!