Calendário 2020



Dia de São Macário de Antioquia próximos anos




10
Abril de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de São Macário de Antioquia
10
Abril de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de São Macário de Antioquia
10
Abril de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de São Macário de Antioquia
10
Abril de 2021 ( Sábado ) - Dia de São Macário de Antioquia
10
Abril de 2022 ( Domingo ) - Dia de São Macário de Antioquia

O Dia de São Macário de Antioquia é comemorado no dia 10 de abril em homenagem ao patriarca grego ortodoxo da cidade de mesmo nome.

A vida de São Macário de Antioquia

A história não registra fatos biográficos sobre sua juventude, aparecendo o nome do santo apenas enquanto patriarca grego de Antioquia, cargo que exerceu entre 656 e 681, ano de sua deposição.

Seu título de patriarca aparenta ter sido apenas honorário, já que a época em que se registra sua passagem pelo patriarcado coincide com o domínio muçulmano na época, e ele tinha sua residência em Constantinopla, hoje Istambul.

Não se tem informações antes do Terceiro Concílio de Constantinopla, que o depôs em virtude de sua crença no monotelismo, a crença de ser Jesus homem e Deus ao mesmo tempo. As informações depois de sua deposição são provenientes apenas de seu refúgio num mosteiro situado em Roma.

Seu registro na história da Igreja é devido, principalmente por ter sido o causador da anatemização ou condenação do Papa Honório I.

Os registros históricos da Igreja mostram que, durante a primeira sessão do concílio, os legados enviados por Roma fizeram um discurso onde descreveram quatro sucessivos patriarcas de Constantinopla e outros como tendo perturbado a paz mundial em razão de novas crenças, referindo-se principalmente ao monotelismo.

Macário teria respondido não publicar novas expressões, mas sim reafirmar aquela que haviam sido recebidas dos sínodos, dos santos e ecumênicos, além dos santos padres de Roma.

Macário não conseguiu encontrar nenhuma referência ao monotelismo, procurando em autores respeitados na Igreja, como Cirilo de Alexandria e Leão I. Depois, teria encontrado alguns documentos que, alegadamente, teriam sido publicados por Menos e pelo Papa Vigílio.

Esses documentos, no entanto, mostraram serem falsos, tendo sido introduzidos entre os atos do Segundo Concílio de Constantinopla. Na sessões seguintes, Macário e seus seguidores apresentaram três volumes de testemunhos de papas, que haviam sido selados para posterior exame.

Nas últimas sessões do concílio, Macário leu a sua Echtesis, ou profissão de fé, onde apelava para a autoridade de Honório em favor do monotelismo. Questionado sobre sua crença, afirmou que preferia ser cortado em pedaços e jogado ao mar a admitir a doutrina do ditelismo, que afirmava ser Jesus de duas formas, uma divina e outra humana.

Nas sessões que encerraram o concílio, os testemunhos dos padres da Igreja mostraram-se totalmente corrompidos e Macário foi formalmente expulso ao final da última sessão.

Mesmo tendo sido deposto, Macário saiu do concílio com outras ideias. Os legados de Roma mostraram que queriam destruir a crença no monotelismo de uma vez por todas e, quando o imperador questionou se havia mais assuntos a serem tratados, responderam que havia alguns escritos apresentados por Macário e por um de seus discípulos que aguardavam exame.

Entre os documentos estava a primeira carta de Honório a Sérgio I de Constantinopla e os legados, pelo conteúdo escrito, aceitaram a necessidade de condenar Honório, acreditando que, desta forma, impediriam qualquer renascimento da ideia e doutrina do monotelismo.

O Terceiro Concílio de Constantinopla, pela primeira vez, atuou assumindo que as definições doutrinárias do pontífice romano deveriam ser irreformáveis, ou seja, estavam criando o embrião da “infalibilidade papal”.

Ao final do concílio e depois de deposto, Macário e cinco de seus seguidores forma enviados a Roma, sendo condenados pelo papa a ficarem confinados em diferentes mosteiros.

A profissão de fé na Eucaristia de Macário é a versão mais antiga de qualquer referência à doutrina num credo formal. Para Macário, o corpo e o sangue da Eucaristia eram verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo. 




Outras Datas Comemorativas

13
Dezembro - Dia de Santa Luzia
6
Janeiro - Dia de Reis
10
Dezembro - Dia do Palhaço
13
Agosto - Dia do Canhoto
28
Agosto - Dia da Avicultura

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!