O Dia de São LuÃs de França é celebrado em 26 de agosto e ele também é conhecido como LuÃs IX, São LuÃs ou LuÃs de Poissy.
LuÃs era filho de reis e nasceu em um castelo em 1214 na cidade de Poissy, na França, que fica por volta de 30 quilômetros de Paris. Por toda a sua infância foi influenciado por seu pai que era bastante religioso.
E assim ele seguiu, muito dedicado aos estudos, incluindo à educação religiosa, e fazia orações, frequentava a missa e fazia penitências. Todas as sextas-feiras não usava qualquer ornamento na cabeça, porque esse foi o dia em que Jesus Cristo teve a sua coroação de espinhos.
Em 1226, seu pai faleceu e ele teve que assumir o trono, e com apenas 12 anos de idade tornou-se o rei da França, mas a regência ficou com sua mãe, que teve a guarda da tutela do rei, de acordo com o testamento deixado por seu falecido marido.
Mesmo após atingir a maioridade, LuÃs manteve sua mãe na posição de poder, até que aos poucos foi tomando à frente e ela ficou como sua conselheira, até sua morte em 1252.
Em 1234, LuÃs casou-se com Margarida da Provença e por toda a sua vida manteve a dedicação à Igreja e a sua humildade. Ele assinava seu nome como "LuÃs de Poissy", cidade onde nasceu, e não permitia que um sacerdote lhe chamasse de "majestade", porque ele não era rei, e sim um filho de Deus.
LuÃs de França era conhecido pelo seu amor ao próximo e por ajudar os pobres. LuÃs também proibiu os jogos e a prostituição, e punia a blasfêmia, porque tinha a intenção de conduzir seu povo à salvação da alma.
No ano de 1244, LuÃs ficou muito doente de disenteria, e apesar de alguns terem dado sua morte como certa, ele teve o apoio de muitos religiosos que organizaram vigÃlias e procissões para sua recuperação, e ele prometeu que se sobrevivesse, partiria para a cruzada.
A cruzada é um movimento militar de inspiração cristã, e nela LuÃs tinha o objetivo de libertar o Santo Sepulcro, local de Jerusalém onde Jesus foi crucificado, sepultado e onde depois ressuscitou.
Após 22 anos da sua partida para a cruzada, LuÃs ficou muito doente e morreu em 1270, com 56 anos de idade. Inicialmente, os relatos diziam que ele havia morrido de peste bubônica, mas estudos recentes indicam que ele morreu de disenteria.
São LuÃs da França foi canonizado em 1297 pelo papa Bonifácio VIII e ele é considerado um modelo de monarca cristão e seu nome foi dado a muitos outros reis da França e muitos locais do mundo recebem o nome "São LuÃs" (ou Saint-Louis).