Calendário 2019



Dia de São Lucas próximos anos




18
Outubro de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia de São Lucas
18
Outubro de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia de São Lucas
18
Outubro de 2020 ( Domingo ) - Dia de São Lucas
18
Outubro de 2021 ( Segunda-feira ) - Dia de São Lucas
18
Outubro de 2022 ( Terça-feira ) - Dia de São Lucas

O Dia de São Lucas é comemorado anualmente na data de 18 de outubro, considerado pela comunidade cristã o padroeiro das artes, pintores e dos médicos, pois tinha como profissão a Medicina e a Pintura. Os fiéis e devotos do Evangelista São Lucas, fazem neste dia pedidos em Louvor ao santo para que haja proteção e iluminação das mãos dos médicos em uma cirurgia difícil ou casos de urgência e para que protejam os que trabalham com algum tipo de arte, assim como ele fez em sua vida.

Um pouco da História de São Lucas

São Lucas nasceu em Antioquia da Síria, exercia a profissão de médico e ajudava a todos como podia. Era conhecido por sua humildade e gentileza para com todos os necessitados. Não conheceu Jesus Cristo, foi convertido pelo Apóstolo São Paulo a conhecer o Evangelho e chamado de “médico bem-amado”.

Possuía conhecimentos sólidos científicos e literários, foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, tanto que escreveu o Terceiro Evangelho e o Ato dos Apóstolos, onde revelou alguns segredos como a Anunciação, Visitação e o Nascimento de Jesus Cristo que os primeiros Apóstolos passaram para ele como conhecimento cristão. Ato dos Apóstolos é dito como sequência do Evangelho de Lucas. Este livro narra os importantes acontecimentos do começo do cristianismo. Faz a narração da história da aparição do Espírito Santo aos Apóstolos, as missões que São Paulo fazia acompanhado de Lucas em suas viagens. Trata do “Concílio de Jerusalém” e vários outros fatos que ocorreram no começo da Igreja.

Segundo a tradição católica, São Lucas foi o primeiro a pintar o quadro da Santíssima Virgem. Consta também que não contraiu laços matrimoniais com ninguém e não teve filhos. A Igreja Cristã atesta em sua antiga tradição que, após o Apóstolo São Paulo ter morrido, São Lucas se consagrou missionário e partiu pregar o Evangelho no sul da Europa, nas regiões da Gália, atual França, na Itália, Macedônia e Dalmácia. Construiu muitas comunidades cristãs e repassou os ensinamentos, que aprendera com o Apóstolo São Paulo, para os homens que se tornaram discípulos.

Morte de São Lucas

Há relatos concretos de uma tradição autorizada que São Lucas foi um mártir. Está relatado em um documento traduzido por São Jerônimo, que foi em Patras, na Grécia, a martirização de São Lucas, quando o cristianismo era perseguido pelos romanos, dando sua vida por Jesus Cristo. Deixou imortalizado em suas escritas o Evangelho que tanto tinha amor. E consta que a possível data de sua morte foi em 18 de outubro, onde é celebrado o seu dia e consequentemente comemorado o dia do Médico, por ter sido essa sua profissão.

Embora há atestado em um documento do Século III que diz sobre sua morte natural aos 84 anos de idade. Ainda não há algo concreto sobre como ocorreu na verdade sua morte. Mas o importante que todas as citações sobre o Evangelista São Lucas são atestadas e confirmadas em documentos de junco cristão.

Considerações Católicas de São Lucas

Há várias menções sobre São Lucas no Novo Testamento que o Apóstolo São Paulo escreveu a carta a Filemon, versículo 24 e também na carta que Paulo escreveu aos Colossenses 4, 14. Em Timóteo 4,11 também consta sua referência. Os fatos que São Lucas descreve em seu Evangelho (Lc 1,2) não foram presenciados por ele, mas sim estudados minuciosamente para colocar tudo bem detalhado e concreto para os fiéis obter o conhecimento da história divina.

Atualmente a devoção a São Lucas é celebrada com missas e orações dentro das Igrejas. Há diversas capelas distribuídas pelos estados brasileiros onde se comemora a festa de São Lucas Evangelista. São Lucas foi escolhido pela Igreja como patrono dos médicos e isso é professado mais nos países cristãos como Inglaterra, França, Portugal, Itália, Espanha, Bélgica, Polônia, Argentina, Estados Unidos e Canadá. Já no Brasil a data é consagrada em definitivo como Dia dos Médicos.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!