Calendário 2019



Dia de São Lourenço próximos anos




10
Agosto de 2017 ( Quinta-feira ) - Dia de São Lourenço
10
Agosto de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de São Lourenço
10
Agosto de 2019 ( Sábado ) - Dia de São Lourenço
10
Agosto de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia de São Lourenço
10
Agosto de 2021 ( Terça-feira ) - Dia de São Lourenço

O Dia de São Lourenço é comemorado no dia 10 de agosto.

O livro Atos dos Apóstolos, no Novo Testamento, mostra que havia uma grande preocupação entre os membros do nascente cristianismo com relação ao crescimento do número de discípulos.

Em razão disso, uma das reuniões teve como objetivo essa preocupação, mantendo a pregação da palavra de Deus e deixando a outras pessoas a administração da Igreja então nascente. Muitos cristãos novos gregos reclamavam que as mulheres estavam sendo esquecidas e negligenciadas pelos hebreus e, para resolver o problema, foram escolhidos alguns discípulos, homens de boa reputação, que pudessem administrar o cuidado com os pobres, os órfãos e as viúvas.

Esses homens foram denominados “diáconos”, e Lourenço estava entre eles.

Lourenço de Huesca, conhecido como São Lourenço, nasceu na Hispânia, atual Espanha, provavelmente em 225 e morreu em Roma, em 258, sendo um dos primeiros sete diáconos, os guardiões do tesouro da Igreja Cristã, em Roma, e se tornando um dos mártires católicos.

Os diáconos eram os responsáveis pelo cuidado dos bens da Igreja e pela distribuição de alimentos e esmolas aos mais pobres, auxiliando na divulgação das boas novas do Evangelho de Cristo, então em seu início.

Em 257, Valeriano, imperador romano, decretou a perseguição aos cristãos, começando uma época na Igreja em que os seguidores de Jesus eram sacrificados nas arenas romanas, sendo mortos por decapitação, em fogueiras ou mesmo atacado por feras.

O papa Sisto II, que havia levado Lourenço a Roma e sendo um dos responsáveis pela sua nomeação para diácono, foi detido e decapitado logo no início das perseguições. De acordo com as tradições católicas, quando Sisto II estava sendo encaminhado para a execução, Lourenço estava junto dele, reclamando e chorando sua desventura, enquanto Sisto lhe dizia que em poucos dias seria a sua vez.

Lourenço: o tesouro da Igreja são os pobres

Antes de ser executado, Sisto II deu a Lourenço algumas instruções sobre os tesouros da Igreja, aconselhando-o para que repartisse tudo entre os pobres. Atento a tudo, Lourenço procurou todos os pobres, os órfãos e as viúvas que partilhavam dos princípios cristãos, repartindo entre eles todos os valores que a Igreja possuía, como objetos de ouro e prata, pedras preciosas, vasos sagrados, que foram vendidos para que o dinheiro sustentasse quem precisava.

Depois de executado Sisto II, o imperador obrigou a Igreja e entregar-lhe os seus bens no prazo de 3 dias e Lourenço, passado esse tempo, levou todos os que foram auxiliados pela venda dos bens à presença de Valeriano, afirmando que aqueles eram o verdadeiro patrimônio da Igreja.

Irritado com a ousadia de Lourenço, o imperador mandou prendê-lo e queimá-lo vivo em um braseiro ardente sobre uma grelha. Conforme narra a tradição católica, Lourenço manteve o seu bom humor e sua fé mesmo quando estava sendo executado, informando que poderiam virá-lo de lado, já que o outro lado de seu corpo já estava bem assado.

Desta forma, Lourenço tornou-se um mártir cristão, sendo considerado até hoje um fiel servo de Cristo e de seus ensinamentos.

Santo Agostinho, um dos doutores da Igreja, afirma que o desejo de Lourenço de unir-se a Cristo fez com que não se importasse com as torturas, dizendo ainda que, através do mártir, muitos milagres aconteceram em Roma.

Reconhecido pela Igreja, Lourenço é um dos mártires mais venerados, tendo seu nome inscrito nos cânones da Santa Missa. Seu sepultamento foi feito no cemitério de Ciriaca, em Agro Verão, sobre a antiga Via Tiburtina, em Roma. O imperador Constantino, o primeiro a se converter ao cristianismo, ergueu no local a primeira capela em louvor ao santo, que é hoje o local onde está construída a Basílica de São Lourenço Extramuros, sendo a quinta basílica patriarcal de Roma.

A Igreja Católica representa São Lourenço com uma grelha, o instrumento que provocou seu martírio, e uma Bíblia nas mãos.

São Lourenço é homenageado com muitas igrejas e capelas, sendo reverenciado em todo o mundo católico. No Brasil, em Minas Gerais, temos uma cidade dedicada ao santo, da qual é patrono.





Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!