Calendário 2020



Dia de São Leopoldo Mandic próximos anos




30
Julho de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de São Leopoldo Mandic
30
Julho de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de São Leopoldo Mandic
30
Julho de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de São Leopoldo Mandic
30
Julho de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de São Leopoldo Mandic
30
Julho de 2022 ( Sábado ) - Dia de São Leopoldo Mandic

O Dia de São Leopoldo Mandic é comemorado no dia 30 de julho, em homenagem a um homem extremamente culto, que dominava os assuntos relacionados à Bíblia, e tudo o que dizia respeito ao Homem, e sua vida espiritual e terrena.

De origem croata, nasceu no ano de 1866, aos 12 dias do mês de Maio, na cidade de Castelnovo. Batizado com o nome de Bogdam, logo fez jus ao seu nome, que significava “oferecido a Deus”. Foi educado nos princípios religiosos e de valorização do ser humano.

Vindo de uma família numerosa, pois tinha mais onze irmãos, era franzino de aparência, mas logo na infância sua alma de guerreiro era sobressaliente.

Bem jovem, sabia relatar sua opiniões, principalmente em relação à intolerância religiosa. Iniciou sua vida religiosa, com rápida ascensão. Após sua ordenação em Setembro de 1890, adotou o nome de Leopoldo.

Seu maior desejo era seguir a vida religiosa no Oriente, mas não foi possível, pois sempre apresentou uma saúde fragilidade. Por esse motivo assumiu seu grande e fundamental papel, o de confessionário.

As obras de São Leopoldo Mandic

Praticamente toda vida religiosa de São Leopoldo, foi dedicada a um convento, na cidade de Pádua, na Itália, chamado Santa Cruz.

Sua fragilidade tão pouco permitia celebrar missa, por isso, era o responsável supremo e competente para ouvir as confissões dos fiéis.

Seu amplo conhecimento sobre os propósitos de Deus e sobre as condições humanas de pecador e do poder persuasivo do pecado, conferiu-lhe uma sabedoria ímpar, para compreensão e orientação para as confissões.

Como São Leopoldo de Mandic aplicava sua sabedoria

Com certeza a tarefa de um sacerdote, no que tange a confissão, é desgastante, mas para São Leopoldo, era um dom supremo, pois:

·   Era habilidoso para incentivar as pessoas a se confessarem;

·   Sabia estabelecer a confissão como um ato para purificar a alma;

Entre os paradigmas estabelecidos por São Leopoldo Mandic, lembrava que:

·   Para demonstrar a fé, é necessária a confissão;

·   A igreja é o local sagrado, é a intermediária entre o Cristão e Deus, através da confissão e da Comunhão.

E o principal de tudo, a possibilidade de recomeçar, após a confissão, com o perdão concedido, pela intermediação do confessionário, Deus lhes provêm novas oportunidades.

A possibilidade de paz e perdão deve ser para todos os que buscam a confissão, e através da penitência, aprendem com seus erros e não tornam a praticá-los.

O falecimento de São Leopoldo de Mandic

São Leopoldo sempre apresentou uma saúde fragilizada, faleceu com 76 anos, em 30 de Julho de 1942, cumprindo seu fiel propósito, data escolhida para revenciar sua vida terrena.

Há relatos que mesmo muito doente, no dia anterior ao seu falecimento, confessou alegremente mais de 40 pessoas.

Sua vida missionária sempre foi em Pádua, ao todo totalizou 33 anos de trabalho no confessionário.

 Aquele pequeno confessionário, desprovido de qualquer conforto, frio, sem mobiliário, mas, iluminado pelas orações e palavras de alento, foi durante todo o tempo a casa de Deus, repleta de segredos e histórias, contadas a São Leopoldo.

O sei jeito de celebrar a confissão era difundido a ponto de muitas pessoas virem de outras regiões especialmente parasse confessar com São Leopoldo.

O reconhecimento a São Leopoldo Mandic

Frei Leopoldo recebeu seu reconhecimento no ano de 1976, durante o papado de Paulo VI e canonização em 1983.

Sua alegria e carisma o tornaram grande amigo de todos que cruzassem seu caminho.

Por isso, dedicava-se sem limites a prestar auxílio a quem lhe pedisse e carinhosamente lhe chamavam de Apóstolo do Confessionário.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!