Calendário 2020



Dia de São Leão IX próximos anos




19
Abril de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia de São Leão IX
19
Abril de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia de São Leão IX
19
Abril de 2020 ( Domingo ) - Dia de São Leão IX
19
Abril de 2021 ( Segunda-feira ) - Dia de São Leão IX
19
Abril de 2022 ( Terça-feira ) - Dia de São Leão IX

O Dia de São Leão IX é comemorado no dia 19 de abril em homenagem ao 153° sucessor de São Pedro na Santa Sé, no Vaticano. Leão IX foi um papa viajante, sempre trabalhando pela paz na Europa.

A vida de São Leão IX

Leão IX nasceu em 21 de junho de 1002, em Eguisheim, na Alsácia, tendo sido batizado com o nome de Bruno de Eguisheim-Dabsbourg, atuando como papa de 12 de fevereiro de 1049 a 19 de abril de 1054, data de sua morte, ocorrida em Roma.

O local de seu nascimento ainda é alvo de controvérsias, havendo versões que registram sua cidade natal como Dabo e Walscheid, ambas em Moselle. Seus estudos foram feitos em Toul, tornando-se cônego de Saint-Étienne em 1017, e bispo, na mesma cidade, em 1026.

Tornou-se papa em 1049, ano em que proibiu o casamento de Guilherme, o Bastardo, com Matilde de Flandres, casamento que, contrariamente às suas determinações, acabou por ser concretizado.

Leão IX foi um reformador, criando a Reforma Gregoriana e, em seu pontificado, convocou 12 concílios. Suas lutas principais foram contra a taxa eclesiástica (a simonia), o casamento e o concubinato dos padres (o nicolaísmo), a determinação de que os bispos não poderiam ser príncipes, mas sim simples clérigos e o retorno dos valores do cristianismo primitivo.

Em seu pontificado, Roma se tornou o centro da Europa Ocidental. No entanto houve um grande enfraquecimento no poder da Santa Sé, tanto que, após a sua morte, ocorreu o cisma do Oriente.

De origem aristocrática, Leão IX possuía o título de conde, mas preferiu a vida religiosa. Em sua época, a morte rápida de diversos pontífices assustava os bispos alemães, aos quais o imperador germânico Henrique III oferecia o pontificado.

Leão IX aceitou, assumindo o titulo respeitando o nome do antipapa Leão VIII, que foi papa em 965. Tinha 46 anos de idade e era bastante estimado em sua diocese, sendo considerado um homem culto, piedoso e prudente.

Mesmo sendo indicado papa pelo imperador, sempre defendeu a eleição papal pelo povo e pelo clero romano, recusando a intromissão do governante em assuntos eclesiásticos.

Resolveu que só aceitaria o posto se os romanos, o clero e o povo, confirmassem sua indicação e partiu para Roma em vestes de peregrino, acompanhado por um monge, Hildebrando, que se tornaria mais tarde o Papa Gregório VII.

Chegou a Roma surpreendendo o povo por sua atitude, como um papa de pés descalços e romeiro. Dedicou-se a modernizar os hábitos e a articular a reforma da Igreja, iniciando a renovação da disciplina eclesiástica, coibindo os abusos.

Convocou a Roma os principais teólogos e religiosos de sua época para trabalharem como colaboradores, realizando sínodos em diversos países, como França, Itália e Alemanha, buscando reforçar a primazia do poder papal.

Reeditou diverso decretos, tomando medidas práticas para acabar com a corrupção na Igreja e envolveu-se pessoalmente em conflitos armados, como na companhia do imperador até Presburgo, para levar a paz entre húngaros e alemães, que estavam em guerra.

Na campanha contra rebeldes normandos do sul da Itália, comandados por Guilherme Braço de Ferro, fracassou, passando nove meses na prisão. Durante esse período, os normandos se converteram ao pontífice, tratando-o com tanta veneração que tornaram-se defensores da Santa Sé, juntando-se para combater os sarracenos.

Conseguindo a liberdade, Leão IX revolveu reforçar a autoridade de Roma perante a Igreja Oriental, entrando em confronto com o patriarca de Constantinopla, um rico fabricante de cera, Miguel Cerulário, que requintou o cisma de Fócio e foi excomungado, gerando o cisma entre a Igreja de Roma e a Igreja Ortodoxa, meses após a morte do papa.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!