Calendário 2019



Dia de São Judas Tadeu próximos anos




28
Outubro de 2018 ( Domingo ) - Dia de São Judas Tadeu
28
Outubro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de São Judas Tadeu
28
Outubro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de São Judas Tadeu
28
Outubro de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de São Judas Tadeu
28
Outubro de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de São Judas Tadeu

O Dia de São Judas Tadeu é comemorado anualmente na data de 28 de outubro, e é visto pela comunidade católica como um dia para se pedir pelas “causas impossíveis”. Os fiéis e devotos do santo buscam nesse dia algumas formas de fazer os a São Judas através de novenas, orações e romarias para que seu pedido seja aceito ou para agradecer uma graça alcançada através do santo.

História de São Judas Tadeu

São Judas é natural da cidade de Caná da Galiléia, na atual Palestina. Filho de Cléofas (que era irmão de São José que é também considerado um santo no catolicismo) e de Maria de Cléofas (que era irmã de Nossa Senhora) e consequentemente tinha parentesco com Jesus da Galiléia, sendo seu primo. São Judas era irmão de São Tiago e São Simão apóstolos de Jesus, assim como ele era como consta na carta de Lc 6, 12 – 16.

São Judas Tadeu participou da última ceia com Jesus e testemunhou sua morte e ressurreição. Após esse testemunho, São Judas começou a evangelizar nos territórios da Galileia, Samaria, Idumeia, Síria, Mesopotâmia, Armênia e Pérsia, sendo um dos escritores do Novo Testamento “A Carta de Judas”.

Flagelação e Morte de São Judas Tadeu

Por pregar com amor e devoção o evangelho de Jesus Cristo foi flagelado e morto cruelmente. Sua morte se deu no ano de 70 d.C a golpes de machadadas e pauladas pelos pagãos, por não praticar culto a deusa pagã Diana. Seu corpo foi enterrado na basílica de São Pedro no Vaticano, onde o Papa Paulo III anunciou a concessão de indulgência plenária para quem rezasse no túmulo de São Judas Tadeu no dia de sua festa. Acredita-se que sus pertences que hoje são relíquias para arte cristã, estão na mesma basílica, no Vaticano, onde foi enterrado para visitação de seus fiéis.

Considerações Católicas de São Judas Tadeu

São Judas ficou sendo considerado o santo “advogado das causas impossíveis” por seu martírio tão cruel, maldoso cometido pelos pagãos e todas as igrejas católicas celebram anualmente seu dia na data possível de sua morte em 28 de outubro. Na igreja é representado por estátuas e/ou imagens, aparecendo nelas com objetos como uma machadinha nos braços simbolizando seu doloroso martírio e um livro que representa a palavra que pregou em sua carta no evangelho.

A devoção a São Judas, santo das causas impossíveis, perdidas e de urgências, começou no ano de 40 quando foi erguida sua primeira Paróquia no bairro de Jabaquara em São Paulo. Ele é confundido com Judas Iscariotes, que enganou Jesus por 30 moedas e era também um de seus apóstolos.

A devoção ao santo São Judas Tadeu é muito forte em todo o mundo. Há milhares de paróquias espalhadas pelo Brasil e a comemoração com festas e procissões são realizadas todo dia 28 de outubro de cada ano. São feitas bençãos de objetos das pessoas, desde medalhas até chaves e roupas de pessoas que ali não puderam estar.

Na paróquia e santuário de São Judas Tadeu na cidade de São Paulo, possui um relicário autenticado e atestado de que pertenceu mesmo ao santo. Um pedaço de seu osso, parte do fêmur do apóstolo e mártir São Judas, que é utilizado para as bençãos no dia de sua festa. Essa relíquia foi enviada diretamente do Vaticano no ano de 1940 e desde então nunca saiu do santuário. Já no ano de 2007, o santuário adquiriu mais uma relíquia do mártir, também um pedaço de seu osso, com certificado do Vaticano. Mas essa relíquia não é fixa na paróquia. Ela chama-se relíquia peregrina, por fazer visitas em capelas e comunidades espalhadas pelo Brasil. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!