Calendário 2020



Dia de São José Operário próximos anos




1
Maio de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de São José Operário
1
Maio de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de São José Operário
1
Maio de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de São José Operário
1
Maio de 2021 ( Sábado ) - Dia de São José Operário
1
Maio de 2022 ( Domingo ) - Dia de São José Operário

O Dia de São José Operário é celebrado no dia 1º de maio em homenagem ao padroeiro dos pais, das famílias, dos carpinteiros e de toda a Igreja. São José, também conhecido como José de Nazaré e José, o Carpinteiro, foi o marido da Virgem Maria e pai adotivo de Jeses Cristo. 

José já estava em idade avançada quando foi reunido com os jovens de Jerusalém pelo Sumo Sacerdote, para saber qual deles seria o pai do Messias que traria paz ao mundo. Para isso, cada um deles recebeu um cajado de madeira e aquele que fosse o escolhido teria o seu cajado florido.

Foi então que Deus escolheu José, florindo o seu cajado com um lírio. Já Maria recebeu o aviso pelo anjo Gabriel, de que Deus a havia escolhido para ser a mãe de Jesus. Dessa forma, Maria foi prometida à José e, após o casamento, ela concebeu milagrosamente Jesus, filho de Deus, sem que tivesse nenhuma relação marital.

A princípio, José desconfiou de sua esposa grávida de um filho que não era seu, mas após um sonho místico onde um anjo lhe falou que Maria estava gerando Jesus, filho do Espírito Santo, José acabou assumindo Jesus como seu filho. 

Em 1º de maio é celebrado o dia do trabalhador ou dia do operário e essa data foi escolhida em memória ao massacre dos trabalhadores que ocorreu em 1886 em Chicago, nos Estados Unidos. 

Nesse dia, os trabalhadores estavam em greve e foram mortos sem piedade pelos seus superiores. Já a festa litúrgica de "São José Operário" foi instituída em 1955 pelo Papa Pio Doze.

São José foi escolhido por ser um modelo de operário ideal, que sustentou sua família durante toda a sua vida, cumpriu seus deveres com a comunidade e ensinou sua profissão ao seu filho Jesus.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!