Calendário 2019



Dia de São José Moscati próximos anos




16
Dezembro de 2018 ( Domingo ) - Dia de São José Moscati
16
Dezembro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de São José Moscati
16
Dezembro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de São José Moscati
16
Dezembro de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de São José Moscati
16
Dezembro de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de São José Moscati

O Dia de São José Moscati é comemorado no dia 16 de dezembro em homenagem ao jovem que, com apenas 17 anos, entregou sua vida à religiosidade e à castidade, optando por estabelecer o amor e a dedicação aos pobres e tornando-se médico para servir ao próximo.

Vindo de uma família numerosa, José Moscati, nasceu no ano de 1880, no dia 25 de julho. Filho de Francisco e Rosa, casal bem estruturados financeiramente, que logo perceberam no filho grande inteligência e dedicação com os semelhantes.

Já com sete anos de idade, na sua primeira eucaristia, sentiu-se muito próximo à virgem Maria. Sentiu-se chamado por Cristo e percebeu seu desejo em seguir a vida religiosa, tanto que diariamente fazia suas orações.

Muito estudioso, com 17 anos cursava medicina na Universidade de Nápoles, mesma época em que decidiu abrir mão dos prazeres da carne e entregar-se ao mundo casto. 

A medicina e o coração caridoso

João Moscati conciliava seus estudos com trabalhos de caridade, principalmente para os pobres, acometidos com doenças graves e sem cura. Era habilidoso com os procedimentos, pois na adolescência cuidava do seu irmão, que ficou seriamente doente, após ter caído de um cavalo, um dos motivos que o incentivou para seguir a profissão de médico.

Em 1903, com apenas 23 anos, já estava apto para exercer a profissão, e o fazia com grande maestria, pois mesclava o aprendizado com generosidade, paciência e carisma, enfim, era admirado por todos.

Jamais se recusou a atender qualquer pessoa, ao contrário dedicava-se fervorosamente para ajudar os enfermos, ainda mais os que não tinham nada e não poderiam lhe pagar.

Extremamente competente, São José Moscati logo foi instituído diretor do setor que cuidava dos homens, no hospital dos Incuráveis de Nápoles, oferecendo toda sua energia para buscar a cura através dos seus experimentos científicos. 

São José Moscati não agia somente como médico, mas também:

Prezava que seus pacientes mantivessem a esperança, até o final dos dias;

Priorizava o conforto e em amenizar a dor dos enfermos;

Estendia seus cuidados para todos os familiares dos doentes.

Havia algo em si, além da medicina tradicional, suas prescrições de medicamentos eram efetivas, mesmo em condições mínimas de realizar exames ou outros procedimentos para diagnósticos.

Vida e morte serenas

São José Moscati era excepcionalmente calmo e sereno, sabia dialogar e era atencioso, tanto que mesmo quando Deus lhe chamou para seu encontro, lhe proporcionou a passagem tranquila. 

Faleceu em 12 de Abril de 1927 após ir à missa, visitar todos os seus pacientes e atender a diversas pessoas em seu consultório. Calmamente, recostou sua cabeça em sua cadeira e dormiu o sono eterno.

Muitas pessoas alcançaram graças pela intervenção de São José Moscati, mesmo depois de sua morte. Por isso, em 1975, foi beatificado e, reconhecido pelo Papa João Paulo II, em 1987, com dignidade a canonização, por cura alcançada a um doente acometido por leucemia, após sua morte.

A pedra que marca a sepultura de São José Moscati encontra-se Napoli na Itália, no templo católico Gesù Nuovo.

São José Moscati também já foi homenageado em um filme produzido em 2007, na Itália. Mas sempre no dia 15 de dezembro, muitas homenagens e missas são celebradas para lembrar-se de São José Moscati, o médico, bioquímico, cientista, professor e o padrinho dos patologistas.

O bom homem que definiu a verdade e a dedicação como bandeira de luta, merece nosso respeito e que seu exemplo seja praticado também nos dias de hoje.




Outras Datas Comemorativas

16
Setembro - Dia de São Cipriano
11
Janeiro - Dia de Santo Teodósio
16
Dezembro - Dia do Reservista
21
Outubro - Dia do Contato
14
Fevereiro - Valentine's Day
20
Julho - Dia do Amigo

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!