Calendário 2020



Dia de São José Benedito Cotolengo próximos anos




30
Abril de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de São José Benedito Cotolengo
30
Abril de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de São José Benedito Cotolengo
30
Abril de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de São José Benedito Cotolengo
30
Abril de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de São José Benedito Cotolengo
30
Abril de 2022 ( Sábado ) - Dia de São José Benedito Cotolengo

O Dia de São José Benedito Cotolengo é celebrado em 30 de abril.

José Benedito Cotolengo nasceu em 3 de maio de 1786 na cidade de Brá ao norte da Itália. Sua família era cristã fervorosa e desde muito pequeno, José demonstrava sua preocupação com o próximo. Conta-se que com apenas 5 anos de idade ele começou a medir os cômodos de sua casa com uma vara para estimar quantos pobres e doentes poderiam ser abrigados ali.

Quando completou 17 anos, José Benedito entrou para um seminário e com 25 anos tornou-se sacerdote na diocese de Turim, na Itália. Anos mais tarde, ele se tornou padre e quando estava com 51 anos, algo decisivo aconteceu.

Ele foi convocado para ministrar os sacramentos a uma mulher grávida que estava sofrendo de uma doença grave e estava prestes a morrer e os hospitais se recusavam a interna-la, alegando que não haviam mais leitos vagos para pobres e doentes terminais.

Padre José ministrou os sacramentos àquela mulher que não demorou muito a falecer. Incomodado com aquela situação, ele confortou os familiares, orou bastante e decidiu que aquele era o momento de ele finalmente cumprir sua vocação. 

José Benedito alugou uma casa e recebeu doações de remédios e camas e a partir daí, começou a abrigar os doentes pobres e os marginalizados, assim como tinha desejado quando criança. Ele trabalhou nessa casa como enfermeiro e cuidava da manutenção dela, tudo isso sem deixar de lado a sua função de padre.

Apesar de fazer somente o bem nessa casa, o padre José foi perseguido por políticos da cidade que mandaram fechá-la, contudo, ele não desistiu de sua missão e posteriormente fundou uma congregação religiosa, a Congregação da Pequena Casa da Divina Providência.

São José Benedito Cotolengo morreu de fadiga em 30 de abril de 1832, aos 56 anos de idade.




Outras Datas Comemorativas

8
Abril - Dia da Natação
19
Março - Dia do Carpinteiro
14
Agosto - Dia da Unidade Humana
3
Fevereiro - Dia de São Brás

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!