Calendário 2018



Dia de São José próximos anos




19
Março de 2016 ( Sábado ) - Dia de São José
19
Março de 2017 ( Domingo ) - Dia de São José
19
Março de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de São José
19
Março de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de São José
19
Março de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de São José

José de Anchieta tem como seu aniversário de nascimento o dia 19 de Março de 1534, na cidade de São Cristóvão da Laguna, localizada em Tenerife, uma das ilhas mais famosas do celebrado arquipélago das Canárias. No ano de 1548 José de Anchieta enfim chegou ao Colégio das Artes, no qual ingressou no noviciado aos 17 anos. Estudou em Coimbra, em Portugal e em seguida ingressou também na Companhia de Jesus, no ano de 1551. No mês de Julho do ano de 1553 José de Anchieta acabou por deixar Portugal e veio para o Brasil, então colônia do Império Português. Sua intenção era catequizar os índios nativos de nossas terras e ele chegou junto a comitiva de Duarte da Costa.

Em 1554 José de Anchieta fundou junto a Manuel de Nóbrega um colégio localizado em Piratininga, que tinha como objetivo principal formar os integrantes do povoado que circundava essa pequena escola, que foi batizada por Anchieta como São Paulo. Em 1556 ele recebeou uma ordenação sacerdotal em Salvador, na Bahia, passando um período longo em seguida em Reritiba, uma cidade onde estavam índios puris e tupiniquins, o que lhe permitiu aprender a língua tupi. Em 15 de Agosto de 1579 foi entronizada no Santuário de Reritiba a imagem de Nossa Senhora da Assunção, vinda de Portugal. No dia 9 de Julho de 1597 José de Anchieta vem a falecer, vítima de uma queda fatal enquanto descia de uma escada, disposto a socorrer um índio muito doente. Em 1980 ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II, ganhando assim status de Santo.

Pelos indígenas o jovem adolescente espanhol que chegara no Brasil desengonçado e despreparado tornara-se um gigante, sendo chamado pelos nativos de nossa terra de “paizinho”. Para a Congregação Nacional de Bispos do Brasil ele é um Apóstolo Brasileiro e também é visto por sociólogos, historiadores e antropólogos como um dos pilares da civilização de nossa nação.

Coube a José de Anchieta a escritura de inúmeras cartas, poesias e autos de cunho totalmente religiosos, além de ter escrito também a gramática da língua então mais usada na costa brasileira, ou seja, uma gramática de tupi-guarani. Seus textos contêm fortes traços de conceitos morais, espirituais, além de seguirem uma firme corrente pedagógica.

Celebração e promessa

São muitas as tradições relacionadas a devoção a São José de Anchieta. Entre elas estão sortear uma fruta que não poderá ser consumida por um ano por aquele que lhe for devoto, em troca da concessão de um desejo. Também tem o saquinho de São José, feito de pano, no qual antes do uso são colocadas as moedas e notas que forem recebidas, para que elas se multipliquem e nunca faltem, dando a ele uma função de provedor.

Além dessas tradições tem a do cordão de São José, um barbante amarrado em volta do corpo do seu devoto, que serve para simbolizar a intercessão do santo para a saúde daqueles que lhes tem fé. Normalmente as igrejas voltadas para o santo lotam nesse dia, com fiéis dispostos a agradecer as graças recebidas e afim de fazer novos pedidos! 

Segundo o Novo Testamento da Bíblia, São José foi o esposo de Maria e pai de Jesus. É considerado o padroeiro universal das Igrejas Ortodoxa, Anglicana e Católica. É ainda o "Padroeiro dos Trabalhadores", e como foi um homem sincero e fiel com a sua esposa e teve dedicação paternal a Jesus, é também o "Padroeiro das Famílias".

José já havia falecido quando Jesus começou sua vida pública, aos 30 anos. Não há nenhuma informação nos livros canônicos que seja relacionada a morte dele, mas existem alguns livros apócrifos que possuem relatos sobre suas últimas horas. Segundo estas narrativas, o carpinteiro contraiu uma doença fatal ao voltar de uma visita ao Templo de Jerusalém.



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia de São José
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia de São José
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->

Outras Datas Comemorativas

2
Fevereiro - Dia da Receita Federal
24
Agosto - Dia dos Artistas
14
Fevereiro - Valentine's Day
25
Maio - Dia do Massagista

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!