Calendário 2019



Dia de São João Nepomuceno próximos anos




16
Maio de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de São João Nepomuceno
16
Maio de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de São João Nepomuceno
16
Maio de 2020 ( Sábado ) - Dia de São João Nepomuceno
16
Maio de 2021 ( Domingo ) - Dia de São João Nepomuceno
16
Maio de 2022 ( Segunda-feira ) - Dia de São João Nepomuceno

O Dia de São João Nepomuceno é comemorado no dia 16 de maio.

São João Nepomuceno é conhecido como o "Mártir da Confissão", padroeiro dos confessores, protetor contra calunia e indiscrição. Também é padroeiro da república Tcheca, protetor das pontes e dos trabalhadores delas. Seu dia é celebrado em 16 de maio.

História sobre São João Nepomuceno 

João nasceu em Nepomuceno, no ano de 1345, em uma família muito pobre. Seu nome foi dado em homenagem à João Batista, filho de Isabel, pois sua mãe também o teve com uma idade avançada. Formou-se em direito e fez doutorado em teologia. 

Ordenado sacerdote, sua grande capacidade de falar e se expressar levou-o à corte, onde se tornou capelão e confessor. A rainha Joana tomou-o para uma direção espiritual, assim confessando-se. Esse fato fez com que o rei se tornasse desconfiado, achando que sua esposa, a rainha, estava lhe traindo com o sacerdote. 

O rei chamou João com o intuito de saber o que realmente acontecia no confessionário, mas João não disse o que o rei desejava saber, afirmando categoricamente sobre o princípio da inviolabilidade do segredo da confissão.

“O que é dito dentro das santas paredes do confessionário é o mais estrito dos segredos. As palavras pelo penitente declinadas ante o sacerdote, sendo a matéria para a absolvição da alma pecadora, ali mesmo morrem. Disso tudo, somente Deus é testemunha, e o sacerdote que algo disso revelasse a um terceiro cometeria um dos mais abomináveis sacrilégios, contra o qual se levantaria imediatamente terrível excomunhão”

Nada satisfeito com a resposta, o rei mandou torturar João Nepomuceno. Cego de raiva e de ódio, mandou queimá-lo, afim de que se tirasse algo do pobre sacerdote. Mas nada dito, João aguentou firmemente toda a tortura, continuando fiel. Por fim o rei mandou que o jogasse no rio Moldava. Assim concluindo sua morte no ano de 1383.

Origem da data de comemoração 

Em uma comissão presidida pelo Arcebispo de Praga, formada por algumas dignidades eclesiásticas, além de um professor de medicina e dois cirurgiões, realizou-se a exumação dos restos mortais do mártir. Na presença dessas autoridades, deu-se um extraordinário acontecimento: O corpo se encontrava singelamente desfeito pelo tempo, menos a língua, que estava ressequida, porém maravilhosamente conservada.

Admirados, se puseram de joelhos, e este milagre, realizado em circunstâncias tão solenes e com testemunhas, foi o quarto dos constantes no processo de canonização. E assim, na Basílica de São João de Latrão, pelas mãos do Papa Bento XIII, era majestosamente elevado à honra dos altares São João Nepomuceno, mártir do segredo da Confissão, cuja festa a Igreja comemora no dia 16 de maio.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!