Calendário 2020



Dia de São João de Deus próximos anos




8
Março de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia de São João de Deus
8
Março de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia de São João de Deus
8
Março de 2020 ( Domingo ) - Dia de São João de Deus
8
Março de 2021 ( Segunda-feira ) - Dia de São João de Deus
8
Março de 2022 ( Terça-feira ) - Dia de São João de Deus

O Dia de São João de Deus é comemorado no dia 8 de março.

João de Deus é considerado patrono dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros. Nascido com o nome de João Cidade, em 8 de março de 1495, em Montemor, o Novo, cidade portuguesa, e falecido em 8 de março de 1550, em Granada, na Espanha, era filho de André Cidade e Teresa Duarte, família camponesa de poucas posses.

Em sua vida, João de Deus se dedicou à assistência aos pobres e aos doentes, chegando a fundar um hospital em Granada, em 1539. Para o ajudar em sua missão, fundou a Ordem dos Irmãos Hospitaleiros, que hoje estão espalhados pelo mundo, em diversas missões para atendimento aos doentes.

A vida de João de Deus

Com oito anos de idade, adotado por outra família, mudou-se para Oropesa, região de Extremadura, na Espanha, onde começou a trabalhar como pastor de ovelhas. 

A fazenda onde trabalhava pertencia a Francisco Maioral, sendo uma das maiores de sua região. Em sua adolescência e juventude, a vida de João de Deus foi dedicada ao campo, convivendo com pessoas simples e piedosas, sempre em contato com a natureza, o que o levou a amar e a respeitar o meio ambiente. De personalidade simples, João de Deus sempre agradava a todos, conquistando as pessoas pela sua atenção e dedicação.

Maioral o queria como genro, pretendendo fazer o seu casamento com sua filha, mas João, sentindo que não era sua vocação, decidiu se afastar, alistando-se na Milícia de Carlos V, que se preparava para uma guerra contra Francisco I, rei da França. Da mesma forma que Inácio de Loyola, no entanto, João de Deus logo percebeu que não tinha vocação para a vida de soldado e, depois da conquista de Fuenterabia, ocupada na época pela França, abandonou a vida militar e retornou ao trabalho de pastor nas regiões de Oropesa, Sevilha, Ceuta e Granada.

Depois de alguns anos e diversas vicissitudes, João de Deus retornou à sua cidade natal. Como seus pais já estavam mortos, resolveu novamente seguir sua vida pelo mundo.

Alguns historiadores afirmam que ele teria feito uma peregrinação à catedral de Santiago de Compostela, onde teria ficado impressionado com a religiosidade e esse fato teria determinado sua vocação para o sacerdócio.

O fato mais intrigante ocorreu em Granada, depois de ouvir os sermões do padre São João De Ávila, quando, em êxtase, confessou publicamente todos os erros de sua vida passada e, numa clara demonstração de arrependimento, percorreu toda a cidade, ferindo o próprio peito com pedras e manchando o rosto com lama. Em decorrência de seu estado lastimoso, foi considerado louco e levado para internação em um hospício, onde permaneceu diversos anos.

Durante esse tempo o padre que o fizera se arrepender o atendeu e acalmou seu espírito, retirando-o do hospício. João de Deus foi, então, visitar o Mosteiro de Guadalupe e, em seguida, voltando para Granada, fundou um hospital para doentes incuráveis e portadores de doenças contagiosas.

A partir daí, dedicou-se ao serviço dos doentes e fundou a ordem dos Irmãos Hospitaleiros, que foi confirmada pelo Papa Pio V em janeiro de 1571, seguindo as regras de Santo Agostinho.

De sua total conversou, João de Deus partiu para a aventura mais dignificante de sua vida, construindo uma história de dedicação aos pobres e doentes. Renunciou a si mesmo e se colocou a serviço de distribuição de alimentos e remédios aos pobres. 

Depois de sua morte, o papa Urbano VIII o beatificou em 28 de outubro de 1630, e 60 anos depois, em 16 de outubro de 1690, canonizado pelo papa Alexandre VIII. A bula que o consagrou foi expedida pelo sucessor de Alexandre, papa Inocêncio XII. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!