Calendário 2020



Dia de São João de Brito próximos anos




4
Fevereiro de 2018 ( Domingo ) - Dia de São João de Brito
4
Fevereiro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de São João de Brito
4
Fevereiro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de São João de Brito
4
Fevereiro de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de São João de Brito
4
Fevereiro de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de São João de Brito

O Dia de São João de Brito é celebrado no dia 4 de fevereiro. Ele nasceu João Heitor de Bito, em 1 de março de 1647, na cidade de Lisboa, em Portugal.

João de Brito era filho de D. Salvador Pereira de Brito e Dona Brites Pereira, sendo que perdeu seu pai quando ainda era menino, enquanto D. Salvador estava no Brasil como governador do Rio de Janeiro.

Coube então à sua mãe cuidar e educar dele e de seus irmãos. João era o mais novo e aos 9 anos de idade teve que ir para a corte como pajem de D. Pedro, devido ao seu bom caráter e coração generoso. E ele exercia com muita boa vontade a sua função de pajem, o que o levou a receber o apelido de Apostolinho. 

Aos 14 anos, João de Brito começou a estudar artes, filosofia e teologia e entrou para o noviciado, sob o desejo de seguir os passos de São Francisco Xavier, a quem era muito devoto. E para isso, pediu ao rei que lhe desse permissão, enquanto sua mãe fazia de tudo para manter o seu caçula no reino. Mas sua determinação e persistência fez com que conseguisse partir ao seu destino tão buscado, sendo acompanhado de outros 17 missionários.

Durante os próximos anos, João de Brito finalizou seus estudos de Filosofia e Teologia, o que deram condições a ele de ser ordenado sacerdote e de partir para missões. Mais uma vez, quando sua mãe ficou sabendo de seus objetivos, ela tentou impedi-lo com medo de que ele não voltasse, mas isso já era parte dos ideais do santo homem.

Certa vez, João de Brito recebeu o pedido de um príncipe que desejava ser batizado, no entanto, ele era polígamo. Para poder ser batizado, ele ficou com apenas uma esposa, mas sua esposa mais nova não aceitou ser deixada de lado e reclamou com o rei de Maravá, que ficou furioso ao saber que o príncipe havia se tornado cristão.

O rei mandou prender e espancar João, que era alimentado muito mal, com apenas uma refeição por dia. O príncipe tentou interceder por João, mas foi em vão, até que chegou o dia 4 de fevereiro de 1693, em que João Batista foi decapitado e teve seu corpo desmembrado.

Após a morte de São João Batista, o local onde ele foi executado virou lugar de peregrinação e aumentou o número de pessoas que queriam se tornar cristãs. Ele foi canonizado em 22 de junho de 1947 pelo Papa Pio XII.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!