Calendário 2018



Dia de São João da Cruz próximos anos




14
Dezembro de 2017 ( Quinta-feira ) - Dia de São João da Cruz
14
Dezembro de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de São João da Cruz
14
Dezembro de 2019 ( Sábado ) - Dia de São João da Cruz
14
Dezembro de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia de São João da Cruz
14
Dezembro de 2021 ( Terça-feira ) - Dia de São João da Cruz

O Dia de São João da Cruz é comemorado em 14 de Dezembro. É conhecido pelo codinome de Doutor Místico e Doutor da Igreja. É um dos principais representantes místicos de todo o mundo, além de ser considerado um Santo ilustre na tradição espanhola. Recebeu o título de Patrono da Rádio, pois suas pregações pela palavra alcançavam multidões.

História de São João da Cruz

São João da Cruz, nasceu em Fontiveiros no ano de 1542, tinha como nome de batismo João de Yepes, filho de Catarina e Gonçalo, que eram um casal simples de tecelões. João teve outros dois irmãos, sendo que um deles veio a falecer quando ainda criança. Seu pai também faleceu cedo, quando João tinha somente dois anos de idade.

Com nove anos, João foi abrigado em uma casa, um tipo de orfanato para meninos com condições financeiras simples, e nesse local recebeu os primeiros ensinamentos e também formas de sobreviver, pois com o falecimento de seu pai, João necessitou trabalhar desde cedo para contribuir no sustento de sua mãe e irmão. Ao contrário de revoltar-se pela infância de privações e pobreza, João enxergou nessas condições de vida um caminho para Deus. 

Quando ainda jovem, João entrou para a Ordem das Carmelitas, porém se decepcionou com a vida levada no Carmelo, e tentou entrar na Ordem dos Cartuxos, cujo regulamento era rígido. No entanto, ocorreu de João encontrar-se com Santa Tereza, grande reformadora da Ordem das Carmelitas. Santa Terezinha tinha em mente o projeto de levar a reforma da Ordem também para aos padres, e sua astúcia a fez ver em João um parceiro ideal para prosseguir com o projeto. Foi durante a atuação neste projeto que João mudou seu nome para João da Cruz, e iniciou uma reforma, constituindo o primeiro convento dos padres-carmelitas descalços, em Durvelo.  

Seus anseios de voltar às raízes da religiosidade custaram a João agressões físicas e muitas difamações, chegando a ser preso em um convento por um longo período. Durante o período em que permaneceu preso, cercado de maus tratos, no escuro e privado de tudo, João encontrou uma união com Deus num sentimento de amor genuinamente puro, até que conseguiu escapar. Após a prisão, reassumiu seu posto no Carmelo, até o momento em que começou a se opor às direções que as carmelitas queriam seguir e que eram contrárias à reforma realizada por ele e Santa Tereza, que já havia falecido. Em função disso João fora expulso e excluído da Ordem. 

Origem da data comemorativa de São João da Cruz

João da Cruz é considerado um grande místico, filósofo, teólogo, conselheiro e escritor de todos os tempos, além de ser considerado Doutor da Igreja. João, com sua experiência da presença de Deus em sua vida, também ajudou outros a seguirem os caminhos da fé. 

Os ensinamentos de João da Cruz eram inteiramente fiéis à antiga tradição da igreja, que pregava que o maior objetivo dos homens na Terra era conseguir alcanças a perfeição dentro da caridade e ser considerado digno filho do Criador-Deus através do amor. Para João da Cruz, o amor era fruto da fé e tinha o poder de levar os homens a mais alta contemplação. 

Veio a falecer devido a uma grave doença com quarenta e nove anos, no dia 14 de dezembro de 1591, em um convento de Ubeda. No dia 25 de janeiro de 1675, João da Cruz foi declarado beato por Clemente X, veio a ser canonizado em 27 de dezembro de 1726 e também condecorado como Doutor da Igreja dois séculos seguintes, pelo Papa Pio XI. É proclamado Padroeiro dos poetas espanhóis, em Março de 1952. 




Outras Datas Comemorativas

30
Setembro - Dia de São Jerônimo
13
Maio - Dia das Mães
28
Agosto - Dia da Avicultura
21
Setembro - Dia de São Mateus

Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!