Calendário 2020



Dia de São João Bosco próximos anos




31
Janeiro de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de São João Bosco
31
Janeiro de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de São João Bosco
31
Janeiro de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de São João Bosco
31
Janeiro de 2021 ( Domingo ) - Dia de São João Bosco
31
Janeiro de 2022 ( Segunda-feira ) - Dia de São João Bosco

O Dia de São João Bosco é comemorado no dia 31 de janeiro, em homenagem ao Pai e Metre da Juventude.

João Melchior Bosco, ou São João Bosco, nasceu em 16 de agosto de 1815, em Becchi, e faleceu em 31 de janeiro de 1888, em Turim, cidades italianas, tendo sido sacerdote e educador.

Um de seus principais trabalhos como educador foi o desenvolvimento de projetos para a educação infanto-juvenil e para o ensino profissional, sendo criador do sistema preventivo em educação.

João Bosco fundou a Pia Sociedade de São Francisco de Sales (conhecida como Salesianos e até hoje responsáveis por inúmeros colégios e faculdades em todo o mundo), além de ter co-fundado a congregação das Filhas de Maria Auxiliadora e ainda fundado a Associação Internacional dos Cooperadores Salesianos.

Considerado o padroeiro dos jovens e dos aprendizes, João Bosco foi canonizado pelo papa Pio XI em 1934.

O interesse de João Bosco pelos jovens

João Bosco viveu durante a Revolução Industrial, época em que havia grande contingente de jovens sem família e o então já sacerdote começou a se interessar pela formação desses indivíduos que, em sua maior parte, viviam pelas ruas.

Sua primeira iniciativa foi a fundação do Oratório de São Francisco de Sales, que se tornou a primeira sala salesiana, onde ensinava os jovens a ler, escrever e a ter uma profissão.

Ao mesmo tempo em que cuidava dos jovens, João Bosco também se interessava pela política e a Itália, nessa época, passava por uma situação política revolucionária, havendo conflitos entre o Estado em formação (a Itália estava sendo unificada) e a Igreja Católica.

Para conseguir seus intentos, estabeleceu amizades com políticos influentes, mantendo, também amizade direta com os papas de sua época, como Pio IX e Leão XIII.

Sonhos de João Bosco

Um dos fatos interessantes ligados a São João Bosco são os seus sonhos, havendo ainda controvérsia se seriam realmente sonhos, ou se visões e premonições.

Registra-se que nem ele próprio parecia saber muito bem como lidar com esses acontecimentos que, num determinado momento tiveram sua atenção, uma vez que notara serem sonhos de caráter premonitório, avisando sobre a morte iminente de algum aluno ou de algum companheiro de atividades nas associações que criara.

João Bosco costumava contar o sonho a seu confessor antes de revela-los a outras pessoas e, com relação a eles, o papa Pio IX ordenou que sempre escrevesse sobre eles, em seu sentido literal e de forma detalhada, procurando, com isso, gerar maior estímulo aos filhos da Congregação Salesiana.

Sua biografia registra inúmeros sonhos, desde os primeiros, ainda quando criança, quando se vê brigando com outros meninos e um homem que, de acordo com os símbolos do sonho, representava Jesus Cristo, que se aproximou dele e lhe disse para educar “não com pancadas, mas com mansidão e caridade”.

Dom Bosco e seu sonho com Brasília

Um de seus sonhos mais famosos está com a construção de Brasília, o que o levou a ser considerado um dos patronos da capital brasileira.

A beatificação de São João Bosco

A beatificação de João Bosco coincide com a Concordata de São João de Latrão, documento celebrado entre Benito Mussolini, ditador italiano, e o Cardeal Pietro Gasparri, com aprovação do papa Pio XI. Essa coincidência não é gratuita, representando no momento histórico uma expressão de nacionalismo.

Mussolini havia estudado por um ano no colégio salesiano de Faenza, sempre tendo gostado de Dom Bosco e quando, finalmente, a Itália foi unificada, ponto fim ao poder temporal da igreja, Mussolini foi considerado como um homem da providência divina.

A canonização de Dom Bosco ocorreu em 1929, mas, no momento de sua canonização, em 1934, o contexto italiano era bem outro, com a Itália indo de encontro ao fascismo e a Alemanha de encontro ao nazismo. Nessa época, Pio XI escreveu duas encíclicas, em alemão e italiano, condenando as duas ideologias.




Outras Datas Comemorativas

1
Junho - Dia da Imprensa
21
Setembro - Dia de São Mateus
27
Fevereiro - Dia de Santo Leandro
21
Abril - Dia do Têxtil
10
Fevereiro - Dia de Santa Escolástica
18
Abril - Dia do Amigo

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!