Calendário 2020



Dia de São Ivo Hélory próximos anos




19
Maio de 2018 ( Sábado ) - Dia de São Ivo Hélory
19
Maio de 2019 ( Domingo ) - Dia de São Ivo Hélory
19
Maio de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de São Ivo Hélory
19
Maio de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de São Ivo Hélory
19
Maio de 2022 ( Quinta-feira ) - Dia de São Ivo Hélory

O Dia de São Ivo Hélory é comemorado no dia 19 de maio.

São Ivo Hélory de Kermantin, ou Ivo de Tréguier, é o santo padroeiro dos advogados, tendo seu dia de comemoração no calendário litúrgico da Igreja Católica marcado para 19 de maio.

A vida de São Ivo Hélory

Yves Hélory nasceu em 17 de outubro de 1253, próximo a Tréguier, na Baixa Bretanha, na França. Seu nome vem de uma família nobre, sendo filho de um Lorde, Helóry de Kermantin e Azo Du Kenquis, tendo na infância uma educação apurada e primorosa, sempre guiada pelos princípios do catolicismo.

Terminando seus estudos na infância, com 14 anos de idade foi encaminhado para a Universidade de Paris, onde estudou teologia, tendo ali a oportunidade de ser aluno do grande e famoso São Tomás de Aquino.

Ao lado de São Boaventura, participou de diversas conferências, aprendendo o espírito franciscano. Em 1277 transferiu-se para Orléans, onde buscou a especialização em Direito Civil e Direito Canônico, retornando para a Bretanha após o término dos estudos.

Como advogado, tornou-se conselheiro jurídico e juiz eclesiástico, atuando como juiz episcopal no ano de 1280, na arquidiocese de Rennes, a cidade que era a capital do Ducado da Bretanha, onde permaneceu por quatro anos. Em seguida, retornou para Tréguier, onde ainda continuou como juiz, julgando todo e qualquer tipo de litígio, desde contratos, heranças e casos matrimoniais, excluindo apenas os processos criminais.

No ano de 1284 foi ordenado sacerdote, atendendo ao convite de seu bispo, porém continuando seu trabalho como juiz e advogado, tendo multiplicado suas atividades. Nesse tempo, permitia-se várias atividades para o sacerdote e, por isso, muitos fiéis a ele recorriam, sendo ele considerado advogado dos pobres em razão de sua intransigente defesa dos menos favorecidos.

Durante esse tempo aproveitou para construir um hospital, que atendia principalmente os mais pobres, oferecendo sua atenção pessoal.

O padre Ivo gostava de passar as noites em vigília, muitas vezes se alimentando apenas com pão e água. Suas noites eram ocupadas com estudos e orações, saindo às ruas durante o dia para pregar e orientar, ajudando os pobres com seu próprio dinheiro e, com isso, conseguindo o respeito e a admiração de todos que o procuravam.

Ivo de Kermantin faleceu aos 50 anos, de causas naturais, no dia 19 de maio de 1303. Seu corpo está sepultado na Catedral de Tréguier, onde ainda hoje é objeto de devoção dos fiéis.

Em 1347, a pedido de bispos e de autoridades civis, depois de um longo processo de investigação conduzido pelo Vaticano, o Papa Clemente VI proclamou Ivo como santo, determinando sua comemoração para o dia 19 de maio, data de sua morte, em bula assinada em Avignon, na França.

Sua imagem é representada com uma bolsa na mão direita, lembrando o dinheiro que oferecia aos pobres, e um papel enrolado na mão esquerda, em razão de seu ofício de advogado e magistrado.

Atualmente, a criação da Instituição dos Advogados dos Pobres, bem como a Defensoria Pública, é considerada inspiração de Santo Ivo, defensor dos pobres, viúvas e menos favorecidos. Em razão disso, em diversos países, na mesma data de sua comemoração pela Igreja Católica, também se comemora o dia da Defensoria Pública.

Na Constituição Federal do Brasil, o artigo 134 institui a Defensoria Pública, sendo uma das constituições pioneiras a tomar essa atitude, realizando o sonho de Santo Ivo.

No Brasil, temos uma igreja dedicada a Santo Ivo, no Largo da Batalha, em São Paulo, onde também está exposta uma relíquia do santo.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!