Calendário 2020



Dia de São Hugo de Grenoble próximos anos




1
Abril de 2018 ( Domingo ) - Dia de São Hugo de Grenoble
1
Abril de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de São Hugo de Grenoble
1
Abril de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de São Hugo de Grenoble
1
Abril de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de São Hugo de Grenoble
1
Abril de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de São Hugo de Grenoble

O Dia de São Hugo de Grenoble é comemorado pela Igreja Católica em 1° de abril, dia de sua morte, no ano de 1132.

A vida de São Hugo de Grenoble

Hugo nasceu em 1053, numa família de condes, em Castelnovo de Isère, localidade situada no sudoeste da França. O pai, Odilon de Castelnovo, era um soldado da corte que se casou novamente depois de ter ficado viúvo.

Hugo era filho de sua segunda esposa, uma mulher que preferia a vida em retiro do que a vida na corte, ocupando-se pessoalmente da educação de seus filhos e levando-os através dos preceitos cristãos, através de obras de caridade, de penitência e oração.

Com essa educação religiosa, Hugo procurou a vida monástica, sendo ordenado aos 27 anos. Convidado para a diocese de Valence, foi nomeado cônego. Depois, foi transferido para a arquidiocese de Lyon, onde atuou como secretário do arcebispo.

Foi nessa época que recebeu uma primeira missão apostólica, que o levaria a outras, todas no caminho para a santidade. Seu superior o designou para trabalhar junto à delegação do Papa Gregório VII, que logo reconheceu sua competência, prudência, piedade e inteligência, nomeando-o para uma missão mais árdua e importante: renovar a diocese de Grenoble.

Grenoble, já nessa época, era uma diocese muito antiga, situada próxima dos Alpes, quase na divisa entre a Itália e a França. A diocese possuía uma grande biblioteca, repleta de códigos e manuscritos antigos.

Embora fosse uma área extensa, com grande número de habitantes, a diocese estava sempre vaga, sem qualquer disciplina eclesiástica, tendo até roubados e depredados os bens da Igreja.

Nomeado bispo para a diocese, Hugo logo começou seu trabalho. No entanto, encontrou tantas resistências que decidiu renunciar ao cargo, retirando-se para um mosteiro.

Sua vida de monge, no entanto, durou apenas dois anos. Novamente o papa o chamou, insistindo para que retomasse a função, já que estava convencido de que Hugo seria o mais capacitado para a dura missão. Hugo, percebendo que o papa estava certo, retornou a Grenoble e reassumiu o cargo.

Foram 50 anos de muito trabalho, mas, finalmente Hugo conseguiu. A diocese estava renovada e até mesmo abrigava o primeiro mosteiro da ordem dos monges cartuchos. Não somente tinha deixado a comunidade mais organizada e eficiente, como também arrumou tempo e condições para acolher e ajudar seu antigo professor, o monge Bruno de Colônia, que mais tarde também seria canonizado.

A ordem dos cartuchos, fundada por Bruno, estava alicerçada em dois pilares da vida monástica da época: a oração e o trabalho. Os monges voltavam-se para a vida em solidão, para a austeridade, a disciplina através da oração contemplativa, os estudos, mas não se esqueciam da prática da caridade, através do trabalho social exercido junto à comunidade mais carente, permanecendo, no entanto, longe da vida mundana que então prevalecia.

Os 52 anos de trabalho à frente da diocese trouxeram sua reforma, com a volta dos cristãos à religião.

Estando velho e doente, o bispo Hugo pediu seu afastamento do cargo. No entanto, o Papa Honório II lhe enviou uma resposta à altura de sua dedicação extremada: preferia um bispo velho e doente à frente da diocese do que um jovem saudável, sabendo que era o melhor para o seu rebanho.

Hugo morreu com 80 anos, em 1° de abril de 1132, cercado pelos discípulos, os monges cartuchos, que, a essa altura, o veneravam como santo pelos seus exemplos de cristandade.

Logo após sua morte, muitos milagres lhe foram atribuídos e seu culto foi autorizado pelo papa Inocente II apenas dois anos após o passamento. O culto difundiu-se pela França e terminou alcançando todo o mundo católico.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!