Calendário 2020



Dia de São Hermenegildo próximos anos




13
Abril de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de São Hermenegildo
13
Abril de 2019 ( Sábado ) - Dia de São Hermenegildo
13
Abril de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia de São Hermenegildo
13
Abril de 2021 ( Terça-feira ) - Dia de São Hermenegildo
13
Abril de 2022 ( Quarta-feira ) - Dia de São Hermenegildo

O Dia de São Hermenegildo é comemorado no dia 13 de abril em homenagem ao santo, que viveu no século VI da Era Cristã, ainda hoje é reverenciado em sua terra natal, a Espanha.

A vida de São Hermenegildo

Hermenegildo nasceu provavelmente em 564, e morreu em 13 de abril de 585, em Tarragona. O santo era filho do rei visigodo Leovigildo, sendo irmão de Recaredo. Desde criança foi educado no arianismo, então imperante entre os visigodos da Península Ibérica, ao contrário da população hispano-romana, que era majoritariamente católica.

Sua vida foi tema de escritos de quatro de seus contemporâneos: de João de Biclaro, historiador espanhol; de Santo Isidoro de Sevilha, em sua “História dos Godos e dos Suevos”; de São Gregório de Tours, em sua “História dos Francos”; e do Papa São Gregório Magno, que soube sobre o santo através de peregrinos espanhóis que viajaram para Roma e a transcreveu em seus “Diálogos”.

Os visigodos dominaram a Espanha por quase dois séculos. Como hereges arianos, os reis perseguiam os católicos de forma brutal, mais impiedosamente do que na época dos imperadores romanos. Contudo, a fé espanhola era ainda maior do que a violência dos perseguidores e a heresia que queriam propagar não fez senão aumentar o número de mártires na Península Ibérica.

Hermenegildo, filho do rei visigodo, desde pequeno estava associado a herdar o trono de seu pai. Com a idade de 15 anos se casou com uma princesa franca, Ingunda, filha de Sigeberto I e Brunilda, numa tentativa de aproximação das relações iniciadas pelo primeiro casamento de seu pai. Hermenegildo foi nomeado governador da Bética, onde recebeu as influências de sua esposa e do bispo cristão Leandro de Sevilha, sendo convertido ao catolicismo.

A conversão dentro da família real iria trazer sérios problemas sucessórios e as relações de Hermenegildo com o governador da Província da Espânia fizeram aumentar a tensão entre pai e filho, gerando ainda mais conflitos em razão da intransigência entre arianos e católicos.

O conflito acabou se transformando em luta armada. Hermenegildo contava com o apoio dos bizantinos, mas encontrou-se em situação de inferioridade bélica quando estes fecharam um acordo com Leovigildo pela soma de 30 mil soldos de ouro.

Hermenegildo viu-se cercado em Sevilha, onde resistiu por mais de um ano, deixando escapara uma oportunidade de fugir para Córdova. Foi capturado pelas forças do seu pai e enviado para Tarragona, onde foi encaminhado para a prisão.

Sua esposa fugiu para o norte da África, onde iria pedir asilo ao imperador Maurício de Bizâncio, mas morreu durante a viagem. O filho do casal, Atanagildo, foi entregue à avó materna, por ordem do imperador.

Os escritos deixados por São Gregório em “Diálogos” dizem que Hermenegildo rejeitou a oferta de perdão do seu pai, mantendo sua fidelidade ao catolicismo, razão pela qual o pai o mandou decapitar no domingo de Páscoa do ano de 585.

O Rei Felipe II da Espanha pediu ao Papa Sisto V a canonização de Hermenegildo no milésimo aniversário de sua morte e, no século XVI, o papa concedeu o ofício ao santo por toda a Espanha, ofício estendido por Urbano VIII no século seguinte a toda a Igreja.

Existem historiadores que não consideram Santo Hermenegildo como um mártir, alegando que o santo não deveria ter se levantado contra seu pai. Alguns dizem que sua morte não se deveu à insurgência contra a fé paterna, mas sim a uma sublevação política.

O relato de sua morte através dos escritos de São Gregório, trazidos pela tradição, no entanto, dizem que ele havia terminantemente se oposto a rejeitar a fé católica. São Gregório chega a narrar milagres que teriam ocorrido logo após o seu martírio, como prova de sua santidade. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!