Calendário 2020



Dia de São Guilherme de Bourges próximos anos




10
Janeiro de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de São Guilherme de Bourges
10
Janeiro de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de São Guilherme de Bourges
10
Janeiro de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de São Guilherme de Bourges
10
Janeiro de 2021 ( Domingo ) - Dia de São Guilherme de Bourges
10
Janeiro de 2022 ( Segunda-feira ) - Dia de São Guilherme de Bourges

O Dia de São Guilherme de Bourges é celebrado em 10 de janeiro.

Guilherme nasceu em Bourges, na França, descendente dos Condes de Nevers, que eram muito conhecidos no país. Guilherme de Bourges sempre foi muito religioso e desde cedo demonstrava seu interesse em ter uma vida dedicada a Deus, e recebeu uma boa educação religiosa.

Talvez inspirado pelo seu avô Pedro que era eremita, se tornou monge e também foi o principal pregador da palavra de Cristo, durante a Primeira Cruzada. Assim como seu avô, Guilherme buscou o isolamento. Primeiro foi viver com os monges de Gradmont, e mais tarde decidiu fazer parte da Ordem Cisterciense, quando se tornou de fato um monge.

Como chamava atenção pelo seu preparo cultural e espiritual, Guilherme foi eleito abade de Pontigny, depois de Fontaine-Jean, diocese de Soissons e ainda mais tarde foi abade de Chaalis.

Em setembro de 1200, o arcebispo de Bourges faleceu e iniciou-se uma discussão para decidir quem seria o seu sucessor, e para isso houve um sorteio, no qual Guilherme foi o escolhido. Se tornar bispo de Bourges não era o seu desejo, mas Guilherme considerou aquilo um chamado de Deus, o qual respondeu exercendo um bom trabalho, espalhando sua piedade e bondade.

Seu empenho foi tanto, que Guilherme foi considerado um modelo de boa conduta na sociedade e, por causa dessa fama, foi escolhido o patrono da Universidade de Paris, na França.

Em sua função de bispo, Guilherme combateu por meio de orações a heresia dos albigenses ou cátaros, que afirmavam não existir um Deus único e ensinavam aos outros que a salvação do homem não era resultado do sacrifício de Cristo e da fé em Deus, mas unicamente do conhecimento. Apesar de alguns hereges serem bastante fanáticos nessa convicção, após conversarem com Guilherme, eram convencidos do contrário.

São Guilherme de Bourges faleceu em 10 de janeiro de 1209 e foi canonizado em 17 de maio de 1218, pelo Papa Honório III. Seu corpo foi colocado em uma urna de ouro e sepultado na catedral de Bourges. 




Outras Datas Comemorativas

9
Fevereiro - Dia do Zelador
13
Julho - Dia do Cantor
10
Maio - Dia da Cozinheira
15
Dezembro - Dia do Arquiteto
12
Junho - Dia de São Onofre

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!