Calendário 2019



Dia de São Graciano próximos anos




18
Dezembro de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de São Graciano
18
Dezembro de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de São Graciano
18
Dezembro de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de São Graciano
18
Dezembro de 2021 ( Sábado ) - Dia de São Graciano
18
Dezembro de 2022 ( Domingo ) - Dia de São Graciano

O Dia de São Graciano é comemorado no dia 18 de dezembro em homenagem ao primeiro bispo de Tours.

Graciano foi um missionário que teve como principal objetivo evangelizar Gália, região que posteriormente viria a ser conhecida como França. Graciano foi enviado junto com mais 6 missionários (totalizando sete) em nome de Roma. 

Em 249, Graciano recebeu o título de primeiro Bispo da Diocese de Tours, tendo sua convocação feita pelo próprio Papa Fabiano, que já havia se tornado Santo àquela altura. 

São Graciano foi o homem responsável pela criação de um dos primeiros hospitais da história. Naquela época, os pobres e enfermos não recebiam a menor atenção da população em geral, e em sua grande maioria todos eram marginalizados e esquecidos pela cidade.

Durante anos de sua vida, São Graciano tentou evangelizar toda a região de Tours (localizada em Gália), fazendo com que o número de cristãos aumentasse consideravelmente após os seus esforços. Os encontros cristãos eram feitos em locais reservados e desconhecidos, onde apenas as pessoas interessadas poderiam ouvir e conhecer mais sobre a palavra de Cristo.

Apesar do crescente número de fiéis, a região continuava sendo dominada pelo paganismo, e Graciano acabou recebendo muitas perseguições que lhe renderam risco de vida.

Ao longo dos anos, os trabalhos de São Graciano passaram a render frutos cada vez maiores. Os pobres passaram a receber mais atenção e ajuda de toda a comunidade da cidade e o famoso hospital de São Graciano foi criado para os doentes abandonados – até o momento, não existiam relatos ou dados que comprovassem outra “instituição” que tivesse o mesmo objetivo, apenas em 651, em Paris, se teve notícia de outra instalação que se assemelhasse ao que nós conhecemos por Hospital (em Francês seu nome era Hotel-Dieu).

São Graciano lutou por praticamente cinquenta anos, e em 301 veio a falecer. De acordo com a história Cristã, é contado que até mesmo o próprio Jesus Cristo havia lhe avisado que sua morte estaria próxima, e de fato, ela aconteceu em um tempo muito próximo do aviso que lhe foi dado.

Hoje, a Catedral de Tours, um importante monumento histórico Francês, é dedicado para São Graciano. Boa parte da população francesa chama essa catedral de “La Gatienne”, em homenagem ao santo que passou praticamente toda a sua vida evangelizando e se esforçando em prol dos menos favorecidos.

O primeiro Bispo de Tours hoje é celebrado todos os anos, principalmente no Sul Oeste da França, onde a cidade de Tours fica localizada. A cidade pelos franceses é reconhecida pelos feitos de São Graciano e também é reconhecida pelo tumulo de São Martinho, que também veio a ter a Catedral de Tours dedicada antes da morte de São Graciano.

Podemos tirar como a maior mensagem de São Graciano a sua determinação e devoção com a palavra do senhor, e a sua profunda demonstração de amor ao próximo, que em suma, é um dos maiores ensinamentos que Jesus Cristo passou para a humanidade.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!