Calendário 2019



Dia de São Gildas próximos anos




29
Janeiro de 2017 ( Domingo ) - Dia de São Gildas
29
Janeiro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de São Gildas
29
Janeiro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de São Gildas
29
Janeiro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de São Gildas
29
Janeiro de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de São Gildas

O Dia de São Gildas é comemorado no dia 29 de janeiro em homenagem àquele que, além de ser viajado, pôde compartilhar com as pessoas suas experiências e, acima de tudo, sua bondade. 

Gildas nasceu no vale da Clydside, na Escócia, por volta dos anos 500. Era sempre muito gentil e acabou tornando-se monge em Llanilltud, no Sul do País de Gales.

Gildas pôde viver muitas experiências ao longo de sua vida, onde aproveitou para fazer viagens, se casar e até mesmo viver como um eremita.

Tudo o que foi vivido lhe proporcionou um grande aprendizado somado com uma maior sensibilidade para fazer reflexões mais profundas, que acabaram gerando uma obra chamada de Excidio Britannic.

A vida plena de São Gildas

É fácil notar que a vida de Gildas foi repleta de acontecimentos diversos e, com certeza, foi a junção de tudo isso que acabou fazendo com que ele fosse exatamente a pessoa que se tornou.

Muitas pessoas podem achar um pouco diferente o fato de ele já ter se casado, mas isso foi bem antes da sua completa conversão para uma vida dedicada à fé em Deus.

Na obra que escreveu, Gildas realizou uma reconstituição histórica que retratava alguns pontos em especial da sociedade daquela época.

Ele se mostrou bem crítico com os homens da sua época, pois:

Não temia em apontar os erros de alguns líderes;

Era veemente com as injustiças.

Era óbvio que a obra ia acabar desagradando algumas pessoas e foi exatamente o que aconteceu, pois o mesmo recebeu muitas críticas.

Não era nada fácil para alguns homens daquela época verificarem algumas informações que podiam ferir, de alguma maneira, os seus costumes antigos, por isso a obra realmente causou muitas revoltas e conflitos de maneira geral.

Com toda a sabedoria que Gildas havia conquistado ao longo da sua vida, conseguiu enfrentar todas essas barreiras, pois o seu grande sonho e objetivo maior era conseguir a conversão das pessoas e foi por esse motivo que ganhou o apelido de “o sábio”.

São Gildas: uma história marcada pela busca da conversão dos homens

São Gildas escreveu muitos trabalhos para os monges com o objetivo de encoraja-los a serem mais bondosos, humildes e obedientes a Deus. Era o conselheiro espiritual daqueles que mais precisavam.

É fato que toda a sua intenção sempre foi muito sincera e positiva e, por isso, em todos os lugares que passava era capaz de cativar completamente as pessoas, exceto aqueles que realmente não estavam buscando a conversão.

Gildas passou por uma grande peregrinação por Roma e, quando retornou, fundou um Monastério na ilha de Rhuys, na Britânia. Foi nesse local onde concentrou completamente os seus trabalhos. Infelizmente ele não passou muito tempo nessa ilha, mas ainda assim foi o tempo suficiente para conseguir reunir muitos discípulos ao seu redor. 

Acabou falecendo na ilha de Houat em 570 e todas as suas relíquias estão completamente preservadas dentro da Catedral de Vannes e os seus trabalhos também podem ser facilmente encontrados lá.

Normalmente os visitantes podem conseguir ter acesso a todos esses objetos, desde que com o devido acompanhamento dos profissionais que trabalham nestes locais.

Como você pode ver, toda a incrível história de São Gildas foi marcada por muita fé e peregrinação, exatamente como deve ser a vida de quem realmente quer viver para Deus.

Por isso, neste dia 29 de Janeiro, rendemos as mais singelas homenagens São Gildas, confessor.





Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!