Calendário 2020



Dia de São Germano José próximos anos




7
Abril de 2018 ( Sábado ) - Dia de São Germano José
7
Abril de 2019 ( Domingo ) - Dia de São Germano José
7
Abril de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de São Germano José
7
Abril de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de São Germano José
7
Abril de 2022 ( Quinta-feira ) - Dia de São Germano José

O Dia de São Germano José é comemorado no dia 7 de abril. Sua vida foi marcada pelas aparições da Virgem Maria e pelas brincadeiras com o Menino Jesus.

A vida de São Germano José

A história não possui muitos registros sobre a vida de Germano José. Sabe-se que o santo nasceu no ano de 1150, na cidade de Colônia, na Alemanha, filho de uma família bastante abastada, poderosa na cidade, mas que, ainda durante sua infância, teria perdido tudo, passando a viver em extrema pobreza.

O que mais marcou os tempos de infância do menino Germano José foram as aparições da Virgem Maria, contadas em diversas passagens de sua vida, tendo esses fatos sido registrados pela Igreja Católica, além de serem narradas através da tradição por todos os que o veneram.

As aparições também constam de registros outros períodos de sua vida, passando pela juventude e chegando à maturidade.

Mesmo com a falência de sua família, Germano José nunca desanimou. Sempre se voltou para os estudos e, graças aos seus próprios esforços, conseguiu se formar em Ciências Humanas. Depois da formatura, voltou-se para o que mais desejava na vida: ingressar num convento para se dedicar à vida religiosa. O convento escolhido por ele foi o da Ordem dos Premonstratenses.

Entre os fatos contados sobre as aparições de Nossa Senhora, relata-se que, desde muito pequeno, Germano passava horas conversando com alguém não visto pelas pessoas, sabendo-se, pelo menino, que se tratava de uma senhora que, pela descrição, teria sido a Virgem Maria.

Numa das ocasiões desses encontros espirituais, Germano teria trazido uma maçã para oferecer à Senhora, tendo algumas pessoas visto uma mão que se estendeu para apanhar a fruta.

Em outra ocasião, Germano teria ficado brincando com o Menino Jesus, enquanto a Virgem Maria os acompanhava com o olhar.

A Virgem Maria também lhe teria indicado uma pedra no piso da Igreja, onde Germano sempre acharia o dinheiro suficiente para suas roupas e calçados, uma vez que, devido à falência, seu pai já não podia oferecer nem mesmo o mínimo necessário para a sobrevivência.

Germano já era venerado em vida, pois os relatos ainda dão conta de que, quando se ajoelhava para rezar no altar de Maria, via-se uma estranha e sobrenatural luz que o cercava, enquanto ele entrava em êxtase contemplativo.

Já no final da vida, numa oportunidade em que foi visitar um convento de religiosas próximo ao convento em que vivia, mostrou aos companheiros o lugar onde queria ser enterrado. O ato era mais um aviso antecipado, já que Germano faleceu dias depois, durante a celebração de uma missa, no dia 7 de abril de 1241.

Foi enterrado no lugar que havia indicado e, desde então, sua sepultura se tornou um local de peregrinação, com a presença de milhares de devotos que ali rezavam pedindo graças. Segundo a história, Germano José foi responsável por inúmeras curas, inclusive de casos fatais.

Muito tempo depois, quando seu corpo foi trasladado para o convento onde vivera e trabalhara durante a maior parte de sua vida, descobriu-se que seu corpo continuava intacto, sem qualquer sinal de decomposição.

Germano José teve sua beatificação em 1958, através do Papa Pio XII e, dois anos depois, o Papa João XXIII aprovou seu culto litúrgico para o dia de sua morte, 7 de abril, autorizando que, ao lado do seu nome, fosse inserida a palavra “santo”.

A igreja de Steinfeld, que ainda hoje guarda suas relíquias, foi declarada basílica menor, sendo ainda local de peregrinação dos fiéis.




Outras Datas Comemorativas

4
Dezembro - Dia da Propaganda
13
Dezembro - Dia do Pedreiro
21
Setembro - Dia de São Mateus
22
Abril - Dia da Terra
7
Abril - Dia do Jornalismo

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!