Calendário 2020



Dia de São Gabino próximos anos




19
Fevereiro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de São Gabino
19
Fevereiro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de São Gabino
19
Fevereiro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de São Gabino
19
Fevereiro de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de São Gabino
19
Fevereiro de 2022 ( Sábado ) - Dia de São Gabino

O Dia de São Gabino é comemorado no dia 19 de fevereiro em homenagem ao padre devoto que foi perseguido e decapitado em nome de sua fé no Cristianismo.

Nascido no berço da nobreza, Gabino tinha na sua família cristã a verdadeira educação de amor a Cristo, domiciliado onde hoje é a Bósnia, encontrou no Sacerdócio o sentido da vida.

Mesmo fazendo parte da família do imperador Diocleciano, precisou enfrentar o maior conflito de sua vida, quando recusou o convite de casamento feito a sua filha Susana pelo filho do imperador.

A família em nome do Cristianismo

Após a viuvez, Gabino entregou-se à vida religiosa. Por influência de seu irmão sacerdote Caio, ambos dedicaram-se a criar a menina, filha de Gabino, de acordo com o mais fiel princípio religioso.

De fato, foi um momento de grandes conflitos religiosos, motivo de fez com Gabino transformasse sua casa em uma Igreja, para que:

Pudessem celebrar missas;

Compartilhar a comunhão;

Converter os pagãos;

Oferecer um momento de paz e alívio aos fiéis.

Sua filha cresceu amando a Jesus, e por isso, entregou-se ao celibato, motivo da recusa a proposta de casamento enviada pelo imperador .

Apesar da insistência, Suzana mantinha sua palavra de negação em se casar, o que causou a ira no imperador. Transtornado, armou um grande esquema de perseguição a Gabino.

A decisão de Gabino e a repercussão sangrenta

Mesmo Caio honrado com o título de Papa em 283, o imperador não economizou esforços para perseguir os cristão e principalmente Gabino, que se mostrava resistente, protegendo escondendo as pessoas.

Foram muitos quilômetros por caminhos íngremes e ardilosos, visitando todos os cristãos, alertando-os e pedindo que se escondessem da melhor forma, para evitar as chacinas.

Somaram-se dias e noites, convocando e aliviando a temeridade do fardo que os aguardava com a chegada dos soldados do imperador.

Qualquer gruta ou esconderijo era lugar para que Santo Gadino preferisse os momentos de oração preparatórios para os cristãos que seriam sacrificados.

A execução covarde e impiedosa de São Gabino e sua filha

Depois de alguns dias Gabino foi capturado juntamente com sua filha, que foi morta imediatamente, enquanto Gabino foi enclausurado em uma jaula minúscula e imunda. 

Lá permaneceu por quase sete meses, sem alimento, sem água e maltratado.

Tudo para reafirmar sua fé, e persistir a não sacrificar nada em nome dos deuses romanos, foi executado friamente aos 19 do mês de Fevereiro do ano de 296.

Roma calou-se neste dia e os céus abriram suas portas para receber Gabino, com os mais belos cânticos. 

São Gabino ocupa uma posição de respeito pela sua extrema coragem

No lugar da Igreja edificada onde era sua casa, foi construído uma imponente basílica, onde até hoje estão depositados as lembranças de São Gabino e sua filha.

A Basílica foi toda reconstruída no século XV e é uma das mais visitadas no Vaticano, com intensa peregrinação no mês de Maio.

Não há dúvidas, que São Gabino é um dos maiores nomes de resistência a favor do Cristianismo, e que podemos encontrar nele:

A coragem do mais nobre coração;

A afirmação da fé convicta;

O amor incondicional;

A mais verdadeira entrega a Deus.

E que seu exemplo sirva de modelo a todos aqueles que desistem tão facilmente diante de qualquer obstáculo.

Por isso, todo dia 19 de Fevereiro, seu dia é celebrado com procissão e uma linda missa na Capela de Lyon na França, quando sua homenagem é recebida carinhosamente e respeitosamente, pela bravura em nome de Cristo e da Igreja Católica.




Outras Datas Comemorativas

25
Novembro - Black Friday 2016
28
Agosto - Dia dos Bancários
29
Junho - Dia do Pescador
30
Outubro - Dia do Balconista
12
Abril - Dia do Cosmonauta
26
Julho - Dia dos avós

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!