Calendário 2020



Dia de São Floriano próximos anos




4
Maio de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de São Floriano
4
Maio de 2019 ( Sábado ) - Dia de São Floriano
4
Maio de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia de São Floriano
4
Maio de 2021 ( Terça-feira ) - Dia de São Floriano
4
Maio de 2022 ( Quarta-feira ) - Dia de São Floriano

O Dia de São Floriano é celebrado em 4 de maio em homenagem ao padroeiro dos bombeiros e da Áustria.

Floriano nasceu no século III, na Alemanha, sob o reino do imperador romano Diocleciano. Ele era cristão e trabalhou como administrador militar da província de Nórica.

Há uma lenda que diz que durante uma noite, a vila que Floriano administrava estava ardendo em fogo e que ao pedir a ajuda de Deus, ele conseguiu extinguir o fogo com apenas um balde.

Nessa época, o imperador Diocleciano se tornou perseguidor dos cristãos, pois eles adoravam a Deus e não aos deuses romanos. As perseguições envolviam prisões, torturas e assassinatos. Ele expediu um decreto que proibia reuniões e cultos cristãos e mandou que fosse destruído qualquer livro religioso.

Quando um cristão era capturado, ele era submetido a torturas para que abandonasse a sua fé ao catolicismo, e aqueles que se mantinham firmes adorando a Deus, eram mortos.

Os soldados eram obrigados a jurar fidelidade ao imperador, caso contrário, também sofreriam pena de morte. No entanto, muitos militares não aceitaram as ordens de Diocleciano, assim que receberam a notícia das perseguições.

Cerca de quarenta militares se apresentaram ao comandante para anunciar que eram cristãos e que por isso não poderiam servir ao imperador. Diocleciano mandou prendê-los e todos foram sentenciados à morte.

Floriano estava nesse grupo de militares e a sua pena de morte, assim como a de seus companheiros, foi ter uma pedra amarrada ao pescoço e em seguida ter o seu corpo jogado de cima de uma ponte ao rio Enns.

São Floriano teve o seu corpo resgatado por um grupo de cristãos, mas todos já tinham morrido afogados. Ele veio a falecer em 4 de maio do ano 304, na região onde atualmente fica a Áustria. 

Em 1138, os restos mortais de São Floriano foram enviados de Roma pelo Papa Lúcio III até a Polônia, para o rei Cassimiro, pelo fato do santo ter sido indicado como padroeiro da Polônia e de Liniz, que fica no norte da Áustria.




Outras Datas Comemorativas

2
Dezembro - Dia de São Cromácio
19
Maio - Dia do Físico
21
Abril - Dia da Latinidade
17
Outubro - Dia do Eletricista
10
Maio - Dia da Cozinheira
27
Agosto - Dia do Psicólogo
20
Agosto - Dia do Amigo

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!