Calendário 2019



Dia de São Flaviano próximos anos




18
Fevereiro de 2017 ( Sábado ) - Dia de São Flaviano
18
Fevereiro de 2018 ( Domingo ) - Dia de São Flaviano
18
Fevereiro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de São Flaviano
18
Fevereiro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de São Flaviano
18
Fevereiro de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de São Flaviano

O Dia de São Flaviano é comemorado no dia 18 de fevereiro em homenagem ao cristão aristocrata, que de repente se viu perseguido impiedosamente por Constâncio, o Imperador de Roma. 

Não há registros sobre o nascimento e adolescência de Flaviano, mas sabe-se com certeza que foi um homem muito inteligente e de extrema educação e bondade, motivos que o levaram a ser o governador de Roma.

Mas, quando Constantino faleceu e seu filho assumiu como novo Monarca, a ordem foi perseguir todos os cristãos e principalmente Flaviano.

Como sacerdote ativo e com alto nível de liderança, jamais se intimidou, passou a orientar o povo cristão para que não recuassem ou deixassem de expor sua fé. Nos sermões inflamados, Flaviano reafirmava com eloquência o evangelho e mantinha sua oposição contra os pagãos. 

Tempos difíceis para Flaviano e o povo Cristão

Mesmo com o assassinato do Imperador Constâncio, as perseguições não cessaram. Julião assumiu e com um tanto a mais de radicalismo e violência em relação ao povo cristão.

Porém, por interferência do Papa Leão I, que tinha muita consideração por Flaviano, passou-lhe o cargo de Patriarca de Constantinopla, em 446 e este assumiu com total compromisso e pulso firme, pois os desencontros religiosos e políticos eram intensos.

E este foi o estopim para grandes conflitos e discussões, já que quando Flaviano assumiu, deveria cumprir a tradição de enviar um presente ao imperador.

Flaviano, de coração puro e disposto a estabelecer a harmonia entre os cristãos e o Imperador, abençoou um pão da Santa Ceia e enviou como presente, que ironicamente foi devolvido com a arrogante mensagem de que o Imperador só aceitava ouro e prata.

Com austeridade, Flaviano perguntou ao Imperador como poderia usurpar tal presente da Igreja, se isto pertencia aos pobres?

As controvérsias e as injúrias a São Flaviano

Flaviano assumiu o papel de pensador e iniciou questionamentos, mas foi interpretado de forma errada, e entre as acusações do Clero estava que ele desejava que a imagem de Jesus perdesse a configuração de humano, pois sua divindade era a sobreposta a humanidade.

Porém, o Clero se revoltou contra Flaviano e mesmo o papa Leão estando ao seu lado, não foi o suficiente para sua defesa.

Foram reconhecidas como procedentes, na reunião denominada Tomo a Flaviano, a confissão unânime de que Jesus Cristo é perfeito em espírito e carne.

Sob fortes acusações, Flaviano foi exposto a atos de violência durante a sessão do Concílio de Éfeso, preso e torturado, partiu para os céus no dia 18 de Fevereiro de 449.

Reconhecimento à teoria de São Flaviano

Porém, seu grande amigo Papa Leão Magno, após a morte de Flaviano, em um novo encontro com todos os maiores líderes da Igreja daquele tempo, declarou verdadeiras e aceita as insígnias de São Flaviano.

O nome de São Flaviano é isento da mancha e suas afirmações são aceitas, ou seja, a natureza da divindade e da humanidade de Jesus.

Justamente, São Flaviano foi considerado um relevante mártir da Igreja Cristã Católica, e até hoje muitas homenagens são erguidas em sua memória.

O legado de São Flaviano precisa permanecer neste mundo e deve ser lembrado constantemente de que Jesus Cristo é divino e foi humano como todos nós.

Mas, seu exemplo de vida é a resistência através dos seus profundos momentos de oração e mesmo enquanto partia para os céus não hesitou em orar.





Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!