Calendário 2020



Dia de São Domingos Lentini próximos anos




25
Fevereiro de 2018 ( Domingo ) - Dia de São Domingos Lentini
25
Fevereiro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de São Domingos Lentini
25
Fevereiro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de São Domingos Lentini
25
Fevereiro de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de São Domingos Lentini
25
Fevereiro de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de São Domingos Lentini

O Dia de São Domingos Lentini é comemorado no dia 25 de fevereiro em homenagem ao padre Domingos Lentini, padroeiro de Lauria, Itália. 

Domingos Lentini, nasceu no ano de 1770, aos 22 dias do mês de novembro, na cidade de Lauria, localizada bem ao Sul da Itália. Seus pais eram Macário e Rosália.

Filho de agricultores simples e desprovidos de riquezas, na adolescência decidiu seguir a vida religiosa, influenciado pela ausência da mãe que havia falecido.

Tinha certeza que seu caminho era à vida religiosa, por isso, com 19 anos e meio, ingressou no seminário de Policastro.

À vontade antes dos recursos

Como não tinha recursos para estudar, alguns padres se reuniram e patrocinaram seus estudos, e com 24 anos estava formado sacerdote.

Seu desejo era seguir sua vocação na sua cidade natal, e assim o fez. Como opção, retornou para Lauria, sua cidade de coração e lá iniciou seu episcopado.

Padre Domingos foi bem recebido e logo encantou os fiéis, pois:

Elaborava e pregava ótimos sermões;

Sempre tinha as palavras certas para os carentes e ansiosos;

Seu exemplo de vida tocava as pessoas;

Iniciou um intenso trabalho de evangelização em Lauria.

Além de sacerdote, também era professor da escola primária da cidade. Lá trabalhava todas as manhãs, alfabetizando e aprimorando os estudos para as crianças da comunidade.

O Padre Domingos Lentini, era generoso e caridoso, muitas vezes distribuía suas próprias vestes aos pobres. Há relatos na história de sua vida que ele dividia suas roupas pelo caminho, caso encontrasse algum necessitado.

O incansável São Domingos Lentini

São Domingos Lentini dedicou-se intensamente ao confessionário e o fazia com tamanha maestria que pessoas de outras regiões vinham até Lauria para, especialmente, se confessarem com ele. Inclusive pessoas da alta classe e padres que necessitavam de aconselhamento para suas paróquias.

As grandes provas vieram quando a revolução de 1799 trouxe consigo a ocupação francesa. Houve muita destruição, inclusive da Igreja de São Nicolau. As pessoas assustadas migraram para o interior e coube a o Padre Domingos a reconstrução, não apenas da sede da Igreja, mas de toda a sociedade de Lauria.

Foram dias e dias de trabalho intenso, com dedicação exclusiva do Padre Domingos Lentini, diariamente ele convocava as pessoas para se mobilizarem e reconstruir a cidade. Para suportar as grandes provas, Padre Domingos:

Praticava a penitência;

Entoava seus lindos sermões;

Doava-se para consolar os fiéis.

Não se deixava abater por comentários irônicos ou fatos dos descrentes, o que importava para ele era que suas palavras chegassem aos corações das pessoas que o procuravam.

São Domingos Lentini e suas premonições

O Santo Padre Domingos, como era chamado, mesmo em vida realizava curas e também era sensitivo, seus prodígios logo se espalharam por toda a Lauria.

Aos 25 dias de fevereiro de 1828, São Domingos Lentini foi chamado aos céus, como toda sua vida de sacerdote foi em Lauria. Toda população ficou comovida, e por sete dias seguidos foram realizadas missas e homenagens ao seu funeral.

Seu sepultamento foi em Lauria junto a Igreja de São Nicolau, e até hoje muitos fiéis seguem em peregrinação até a Capela.

Coube ao Papa João Paulo II sua beatificação no ano de 1997, que também estabeleceu o dia 25 de fevereiro para que sua memória seja reverenciada e todos possam prestar a justas homenagens.




Outras Datas Comemorativas

5
Outubro - Dia das Aves
23
Setembro - Dia de São Padre Pio
8
Outubro - Dia do Nascituro
1
Fevereiro - Dia do Publicitário
3
Maio - Dia do Sertanejo
4
Agosto - Dia do Padre

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!