Calendário 2019



Dia de São Dâmaso próximos anos




11
Dezembro de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de São Dâmaso
11
Dezembro de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de São Dâmaso
11
Dezembro de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de São Dâmaso
11
Dezembro de 2021 ( Sábado ) - Dia de São Dâmaso
11
Dezembro de 2022 ( Domingo ) - Dia de São Dâmaso

O Dia de São Dâmaso é comemorado no dia 11 de dezembro em homenagem ao papa que providenciou a tradução da Bíblia para o latim, além de muitos feitos que lhe conferiram uma grande característica do não conformismo.

Sua história atípica, com ênfase política, que para chegar ao papado, enfrentou um período de turbulências para a Igreja, com muitas provações, o que lhe exigiu pulso forte e perseverança.

Os registros indicam que São Dâmaso nasceu onde hoje se encontra a Espanha, no ano de 305, tornou-se papa em 366, mas não há fatos relevantes sobre sua infância, porém é sabido que chegou a Roma ainda menino.

Era um homem com educação singular, olhar crítico apurado para sua época. São Dâmaso escreveu muitas canções religiosas e foi em seu papado que a Igreja adotou cantar frequentemente Aleluia durante as missas, ato praticado até hoje.

Também estabeleceu as normas para o cântico de salmos e estabeleceu os horários em que deveriam ser cantadas as canções santificadas em todas as Igrejas.

O papado conquistado através da força

São Dâmaso precisou “lutar”, no sentido literal da palavra para ser designado papa: primeiro precisou ser veemente contra uma dissidência de pessoas que eram opostas aos papados, que denominamos um pré-conceito subjetivo sobre fatos, que inclusive feria-lhe a honra, pois foi acusado de adultério.

Além disso, precisou vencer a batalha contra seu oponente e candidato ao papado, Ursino, onde muitas pessoas morreram durante dois anos de batalhas, caracterizadas por chacinas e desordens generalizadas.

Somente em 366, São Dâmaso assumiu o poder máximo da Igreja Católica, que naquele tempo tinha forte influência sobre todos os aspectos do mundo. Astuto, determinado e de notável inteligência, São Dâmaso serenamente afirmava a autoridade que a Santa Sé Apostólica deveria exercer sobre os valores morais e políticos do povo Romano.

Os atos de São Dâmaso

São Dâmaso era um dedicado escritor e sabia conduzir os assuntos da igreja com diplomacia e ordem, logo que assumiu, foi taxativo em relação ao paganismo, usou da paciência para conseguir seus objetivos como:

·   Interligar as igrejas a Sé Apostólica;

·   Realizou serviços de restauração em todos os sepulcros dos papas anteriores;

·   Logo que assumiu demitiu os bispos da congregação anterior;

·   Estabilizou a Igreja;

·   Centralizou a administração da Igreja no seu papado;

·   Não se deixava induzir pelas propostas do Imperador e de interesses políticos.

Há registros de que São Dâmaso foi casado por um longo tempo, inclusive desta união, tiveram dois filhos e com a intenção de seguir sua vida religiosa, de comum acordo, separou-se de sua esposa.

Outra característica peculiar foi à honra em usar pela primeira vez o anel de pescador, símbolo de poder de um pontífice.

São Dâmaso era diferente, sabia administrar com exatidão e autoridade, mas também tinha o lado artístico aguçado, enquanto restaurava as sepulturas dos papas anteriores, buscando identificar cada um, ele criava poemas em suas homenagens.

Mas para si, quando partisse deste mundo reservou um lugar distante, isolado. E isso aconteceu em 384, aos 84 anos bem vividos.

São Dâmaso, foi reconhecido por seus trabalhos de liderança e administração, além da capacidade de investigação arqueológica, motivo pelo qual é o padrinho de todos os Arqueólogos.

Tantos atributos levam toda a congregação Cristã a o chamarem de “o Papa notável”, por isso, no dia 11 de Dezembro São Dâmaso, é lembrado por toda a Igreja Católica, com festas e orações.  





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!