Calendário 2017



Dia de São Clemente próximos anos




23
Novembro de 2016 ( Quarta-feira ) - Dia de São Clemente
23
Novembro de 2017 ( Quinta-feira ) - Dia de São Clemente
23
Novembro de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de São Clemente
23
Novembro de 2019 ( Sábado ) - Dia de São Clemente
23
Novembro de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia de São Clemente

O Dia de São Clemente é comemorado no dia 23 de novembro no Brasil. Todavia, a Igreja Bizantina Grega e a Igreja Bizantina Russa comemoram respectivamente nos dias 23 de Novembro e no dia 25 de Novembro.

O dia de São Clemente

São Clemente, que também era conhecido como Clemente Romano, foi o quarto papa da Igreja Católica. Clemente, teve uma forte influência no catolicismo e foi autor de vários manuscritos que visavam acabar com as diferenças que existiam dentro da religião.

Seus manuscritos foram amplamente divulgados na época, e um dos maiores documentos que São Clemente escreveu foi a Epístola de Clemente aos Coríntios. Esse documento tinha como objetivo unir e trazer a “paz” para toda a igreja e a cidade de Corinto: onde ambas viviam em pleno estado de decadência devido o ciúme e a inveja que destoavam da mensagem de Deus.

Apesar do seu impacto positivo, vários materiais que Clemente Romano escreveu não foram incluídos no novo testamento. No entanto, sua atuação como cristão devoto da Igreja Católica foi muito significativa.

Antes de sua morte, São Clemente conseguiu unir significativamente a Igreja Católica, e inclusive, foi o papa o responsável pela inclusão da palavra “amém” em todas as orações ou ritos religiosos que eram feitos na igreja.

Estima-se que São Clemente tenha vivido até os 65 anos de idade, e boa parte das suas práticas religiosas estão presentes até os dias de hoje em todas as igrejas que seguem o catolicismo.

Muitas pessoas não sabem, mas São Clemente foi discípulo de São Pedro, e foi São Clemente que reestabeleceu a Crisma na Igreja Católica –  que é uma espécie de “confirmação” do batismo.

Qual a mensagem de São Clemente?

São Clemente, nos seus últimos anos de vida, foi preso e condenado ao exílio devido às perseguições que aconteciam aos cristãos até o fim do primeiro século.

Após uma longa “batalha” de trabalhos forçados e perseguições no fim de sua vida, São Clemente renunciou seu cargo como papa da igreja católica para o Santo Evaristo – de acordo com Clemente, os cristãos não poderiam ficar sem um guia espiritual para seguir com a tradição católica.

Em todo esse período em que São Clemente ficou preso, ele conseguiu converter e passar a mensagem de Cristo para vários presos. Após esse “sucesso” com a conversão de vários presos e exilados, São Clemente foi atirado ao mar com uma pedra amarrada ao seu pescoço.

Desde ao dia da sua sentença de morte, São Clemente se tornou um mártir e também se tornou o padroeiro dos marinheiros.

A mensagem de São Clemente se baseia principalmente na honestidade de coração ao seguir cristo, e também na devoção ao seguir as escrituras que foram feitas de acordo com a vontade de Deus.

Em suma, sua mensagem é pautada no amor ao próximo e na devoção a Deus, deixando de lado qualquer individualidade ou atitude que crie desvios de conduta como o ciúme ou a inveja, que são condutas assumidamente destrutivas em relação à conduta divina. 




Outras Datas Comemorativas

19
Março - Dia de São José
21
Setembro - Dia de São Mateus
11
Agosto - Dia da Televisão
1
Janeiro - Ano Novo

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!