Calendário 2020



Dia de São Cesário próximos anos




25
Fevereiro de 2018 ( Domingo ) - Dia de São Cesário
25
Fevereiro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de São Cesário
25
Fevereiro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de São Cesário
25
Fevereiro de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de São Cesário
25
Fevereiro de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de São Cesário

O Dia de São Cesário é comemorado no dia 25 de fevereiro em homenagem ao modelo de cristão que foi além de médico e político em Constantinopla durante o reinado do Imperador Juliano.

São Cesário de Nazianzo nasceu no ano de 330. Não há muitas informações sobre sua infância, mas os registros indicam que nasceu no Vilarejo de Ariano, bem próximo a Naziano.

Iniciou seus estudos em Cesareia, na Capadócia, mas sua juventude foi em Alexandria, onde aprendeu sobre astronomia, medicina e geometria.

Era irmão de São Gregório, e trabalhou como médico durante o período monárquico de Juliano, o Imperador pagão, que muitas vezes utilizava a força para fazer reinar sua vontade.

O milagre na vida de São Cesário fortalecia sua vida cristã

Cesário era um habilidoso médico e por volta do ano de 354. Estava morando em Constantinopla, motivo que o fez servir ao Imperador Juliano, veemente pagão.

Realmente Cesário era um homem inteligente e conhecia bem as artimanhas do paganismo. Frequentemente era tentado pelas propostas de adoração, inclusive do próprio Imperador Juliano.

Não suportando a pressão, Cesário retornou à sua família, mas além de sua inclinação para a medicina, era também austero político e por vezes acabava se envolvendo em demasia nos assuntos políticos.

Há relatos que Cesário chegou a ser cobrador de impostos e mais tarde prefeito de Constantinopla.

Porém, ele foi abençoado com um grande milagre em sua vida, que o marcou profundamente:

Sobreviveu a um terremoto de grande magnitude que aconteceu em Nicéia.

Este episódio foi um divisor de águas na sua vida, que definiu suas dúvidas em relação ao cristianismo e o paganismo.

A partir deste momento, São Cesário, reformulou seus propósitos, inclusive deixando sua profissão de lado e seguiu para o mundo com novas perspectivas, sobre:

Penitência;

Caridade;

Evangelização.

Seu batismo tardio foi o propulsor para sua dedicação incomum de orientação para que outras pessoas encontrassem a salvação em Jesus.

O caráter nobre de São Cesário

Apesar de construir riquezas, Cesário jamais usufruiu delas, tanto que no final de sua vida doou integralmente seus bens aos necessitados.

Todo o seu período de vida, após o milagre de ter sobrevivido ao terremoto, faz jus ao seu nome que significa honrado, exatamente isso, São Cesário foi um homem repleto de honra, pois era muito penitente e caridoso.

Sua mensagem para o mundo, que até hoje podemos levar como um grande ensinamento, é que o amor incondicional a Cristo é o que torna qualquer um digno de honra.

São Cesário de Nazianzo faleceu ainda jovem, com 59 anos, na cidade de Nazianzo, na Capadócia, no dia 25 de janeiro, após contrair grave peste.

Mas sua festa litúrgica foi adotada como 25 de fevereiro, conforme a Veneração da Igreja Oriental Ordodoxa e também a Igreja Católica.

No seu funeral, seu irmão Gregório ressaltou sua personalidade como “Um cristão notável” digno de reconhecimento por toda a vida.

A vida de São Cesário foi motivo de estudos no mundo moderno, John McGuckin, relatou na biografia do intelectual Cesário de Nazianzo, fatos sobre sua personalidade que evidenciam sua participação na política e na religião.

Em 2002, Michel Curtis Ford também ilustrou Cesário na sua novela que fala sobre o Império de Juliano, como foi sua queda e a influência do Cristianismo em sua vida.




Outras Datas Comemorativas

14
Fevereiro - Dia da Amizade
21
Novembro - Dia da Homeopatia
12
Maio - Dia de Santa Joana
8
Setembro - Dia de Santo Adriano
15
Dezembro - Dia de Santa Cristiana

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!